Câmara de Ouro Preto faz entrega de Moções de Aplauso

Câmara Municipal de Ouro Preto - Câmara de Ouro Preto faz entrega de Moções de AplausoDurante a reunião ordinária dessa terça-feira (07), foi realizada a primeira entrega de Moções de Aplauso do ano pela Câmara de Ouro Preto. A homenagem contempla pessoas e entidades que se destacam perante a sociedade ouro-pretana devido ao trabalho realizados nas áreas social, cultural, educacional e esportiva.

O presidente da Câmara, vereador Juliano Ferreira (MDB), destacou que as honrarias concedidas pela Casa reconhecem, valorizam e dão visibilidade às pessoas e instituições da cidade que trabalham em prol do cidadão ouro-pretano e do crescimento do município. “As pessoas que são homenageadas aqui são voluntárias ou, muitas vezes, fazem um trabalho remunerado dentro de instituições públicas, mas, as vezes, esse trabalho é feito em condições precárias e, ainda assim, a pessoa não mede esforços para que ele dê certo. Uma coisa interessante a se observar também é que grande parte dessas pessoas trabalha de forma voluntária e fazem um trabalho acima da média em prol da comunidade. A Moção de Aplauso é também para mostrar para o município o trabalho importante que muitos dos seus cidadãos fazem de forma espontânea, sem querer aparecer para a sociedade. Mas é importante que a sociedade saiba disso”, destacou.

A diretora da Escola Estadual de Ouro Preto, Kelly de Souza Lima, explicou que a instituição está em um momento de resgate e que essa homenagem veio em um momento oportuno. “Passamos por uma dificuldade e agora estamos resgatando o nome da escola. Estamos comemorando os 45 anos da escola e quero dizer que estamos trabalhando muito para que a gente possa continuar cumprindo nossa missão que é de formar cidadãos conscientes e críticos de seu papel na sociedade”, explicou. O taxista Daniel Henrique de Souza, que evitou que o incêndio na igreja de Nossa Senhora do Rosário tomasse proporções maiores, também foi homenageado com a Moção de Aplauso. “Para mim foi uma surpresa porque fiz como qualquer outra pessoa teria feito no momento. Nós que somos da cidade devemos preservar a nossa cultura porque seria uma tragédia grande perder uma igreja que tem 300 anos. Então, sempre que virmos alguma ação indevida, devemos acionar as autoridades’, pontuou.

Já Wilton Neves da Silva, presidente da Apae há 2 anos, representou a Instituição na homenagem. “Fazer um trabalho voluntário, qualquer que seja o lugar, é sempre bem-vindo. Mas se tratando de Apae, um lugar especial que o próprio nome já carrega isso, é mais importante ainda. A mensagem que quero deixar para a comunidade de Ouro Preto é que as pessoas podem, de alguma forma, participar e envolver no trabalho da Apae porque é um lugar de todos e as portas estão sempre abertas. Qualquer que seja a opção de ajuda, seja doação ou participação, é sempre bem-vinda”, destacou. A funcionária do Complexo da Saúde de Cachoeira do Campo Andreia Aparecida dos Santos também foi homenageada e não escondeu a emoção. “Me senti valorizada e reconhecida porque as vezes acho que ninguém se importa com o trabalho que desempenho. Estou muito honrada. É uma área que tem muita burocracia, mas gosto sempre de ajudar. Ao longo dos 19 anos que trabalho no Complexo, atendi pacientes de vários distritos, sempre dando orientações e atendendo da melhor forma”, disse.

Essa foi a primeira entrega de Moções de Aplauso de 2019, na qual 19 pessoas e instituições receberam a homenagem. Confira os homenageados:

Andréa Aparecida dos Santos Ribeiro, homenageada pelo vereador Vantuir

Daniel Henrique de Souza, homenageado pelo vereador Chiquinho de Assis

Escola de Samba Acadêmicos de São Cristóvão, homenageada pelos vereadores Alysson Gugu e Chiquinho de Assis

Escola Estadual de Ouro Preto – Polivalente, homenageada pelo vereador Alysson Gugu

Fátima Simone Elias Parma, homenageada pela vereadora Regina Braga

Grupo Mãos que Brilham, homenageado pelo vereador Wander Albuquerque

Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, homenageada pelos vereadores Chiquinho de Assis e Vander Leitoa

Grupo de Caminhada Veteranos das Trilhas, homenageado pelo vereador Vander Leitoa

Interact Club Ouro Preto, homenageado pelo vereador Zé do Binga

Maria da Consolação Silva Pinto, homenageada pelo vereador Juliano Ferreira

Marli de Oliveira Araújo Freitas, homenageada pelo vereador Zé do Binga