Câmara Municipal de Ouro Preto - Câmara de Ouro Preto fiscaliza segurança em casas de show e situação de vias da cidade

Câmara recebe servidores públicos e Comandante do Corpo de Bombeiros para esclarecimentos sobre casas noturnas

07-02-2013

Durante a Reunião de Vereadores do dia 7 de fevereiro, a Câmara de Ouro Preto recebeu o Comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Márcio Toledo, e os servidores da Prefeitura Municipal, Érico Paiva e Filipe Pinho, para prestarem esclarecimentos sobre a segurança das casas noturnas da cidade.

O Tenente Toledo ponderou sobre o funcionamento das casas noturnas em Ouro Preto e nos comércios em geral quanto à liberação do auto de vistoria do Corpo de Bombeiros – documento que aponta se há regularidade na edificação em análise. “Ouro Preto é uma situação delicada porque para uma cidade histórica, principalmente como a nossa, nós temos técnicas específicas. Então, uma casa histórica localizada no centro da cidade é diferente de uma edificação em bairros como a Lagoa e a Bauxita. Ela vai ser tratada com rigor diferente porque é patrimônio histórico”, afirma Toledo lembrando que casarões históricos têm maior restrição de público que casarios modernos.

Ainda segundo o tenente, o Centro Acadêmico da Escola de Minas (CAEM), o XV de Novembro e o Portal de Ouro Preto estão em situação regular. “A respeito do Clube Guarani, foi feita uma denúncia, nós fomos lá fiscalizar e o prazo dado para eles é de 60 dias pra regularização”. O comandante Toledo alertou que o Calabouço é um lugar que impede qualquer tipo de promoção de evento. “É um labirinto. A saída de emergência é totalmente complicada. Para poder fazer uma casa de evento ali teria que modificar totalmente a estrutura”, pontua.

A participação do Comandante do Corpo de Bombeiros atendeu ao Requerimento nº 9/2013 do vereador Dentinho da Rádio (PT). “Nossa preocupação é com o povo. Não é atrapalhar o empresário, não é atrapalhar ninguém a ganhar o seu dinheiro ou de se divertir, mas zelar pela vida”, declara o vereador Dentinho.

Situação da Rua Francisco Isaac – Na mesma Reunião da Câmara, o morador da Rua Francisco Isaac, Edmar do Amaral, apresentou fotos aos vereadores que mostram as necessidades emergenciais da via localizada no bairro Padre Faria.

A rua requer urgente drenagem para escoamento da água das chuvas. “Sentimos que nós estamos isolados. Depois que a minha casa caiu no ano passado, em consequência das chuvas, sofremos com enxurradas. Levantei a casa de novo, mas a terra que desceu do barranco entupiu os bueiros”, alerta Amaral.

O Presidente da Câmara de Ouro Preto, vereador Léo Feijoada (PSDB), ressalta que a Francisco Isaac é atualmente uma rua muito populosa. “As pessoas fizeram boas construções ali porque há cerca de 15 anos o prefeito deu humanização àquela rua. Como houve um crescimento enorme, era necessário que governos posteriores dessem atenção à sua infraestrutura, como a questão de melhorar sua drenagem”, afirma. “O morador mostrou fotos de um dia de chuva em que a rua Francisco Isaac se transformou em um rio, sendo que há centenas de ruas e de casas abaixo. Então a Câmara pede, em nome dos moradores da rua Francisco Isaac, que o governo atual determine o desentupimento daqueles bueiros antes que uma tragédia maior aconteça”, conclui o Presidente da Câmara de Ouro Preto.

Anterior Conheça o Parlamento Jovem de Ouro Preto