No mês da mulher, a Câmara Municipal de Ouro Preto homenageia mulheres e instituições que trabalham em prol de seus direitos e de sua valorização. Para isso, reuniu em uma Sessão Solene as três honrarias do tema na Casa Legislativa: Medalha Mulher Destaque. Comenda Bárbara Heliodora e Comenda Beatriz Brandão. A cerimônia será nesta quarta-feira, dia 26 de março, às 17h, no Centro de Artes e Convenções da Ufop.
As homenagens são uma forma do Legislativo de Ouro Preto exaltar e agradecer pessoas físicas ou jurídicas, que tenham realizado trabalhos de valorização e proteção das mulheres.
Medalha Mulher Destaque de Ouro Preto
A honraria foi criada por meio da Resolução nº11/ 2013, de 12 de julho de 2013, e visa a reconhecer e homenagear mulheres que se destacam em favor das causas sociais, econômicas, políticas, religiosas, empresariais, filantrópicas, culturais, esportivas, entre outras, promovendo, assim, o desenvolvimento e o progresso de Ouro Preto.
Neste ano, as agracidadas com Mulher Destaque são: Adriana Dallorto Figueiredo Piuzana; Ana dos Prazeres Soares; Ana Maria Pereira Marques; Ana Paula Lobo Pereira de Freitas; Ângela Maria Maciel Ferreira; Estéfane Tecla Malaquias; Lívia Bastos de Lima; Lourdes Aparecida dos Santos Fernandes; Luiza Ramalho Vitório; Márcia da Conceição Mota; Neide Aparecida Simões Fortes; Silvana Maria Lima da Silva Santana Castro; Viviane Flores Xavier; e Wanessa Geralda dos Santos.
Comenda Bárbara Heliodora
A honraria foi criada pela Câmara Municipal de Ouro Preto por meio da resolução n°237/2020. Tem como finalidade homenagear pessoas e entidades que tenham realizado trabalhos e ações cujo objetivo seja o reconhecimento, a valorização e a proteção das mulheres. A instituição dessa comenda celebra Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira, que foi a primeira mulher poetisa brasileira, culta e revolucionária, que, em toda sua vida, agiu com coragem e fibra.
As homenageadas, escolhidas por Conselho Consultivo, são: Aline das Graças Eduardo; Associação Grupo Terceira Idade (Agti); Cândida Marota Mendes (in memoriam); Letícia Ronni Rampinelli; e Mara Regina Ferreira Guimarães.
Comenda Beatriz Francisca de Assis Brandão
A honraria foi criada por meio da Resolução n°8/2005 para reconhecer o trabalho de pessoas ou entidades que atuam nas áreas da educação e artes, notadamente no tocante aos direitos da mulher. Beatriz Francisca de Assis Brandão foi uma poetisa, tradutora, musicista e educadora brasileira. Destacada pela fuga dos padrões femininos da época, durante o Segundo Reinado. Também selecionadas por Conselho Consultivo, recebem a comenda: Instituto Nossa Senhora Auxiliadora; Rita Maria Moraes Cota; Silvania Rossi; Tereza de Souza; e Vânia de Fátima Vicente.
O evento será gravado e ficará disponível nas redes sociais da Câmara de Ouro Preto.


