Câmara de Ouro Preto inova sistema de gestão legislativa

Câmara de Ouro Preto lança Sigla - Sistema Integrado de Gestão Legislativa e Administrativa

Câmara de Ouro Preto lança Sigla – Sistema Integrado de Gestão Legislativa e Administrativa

A Câmara Municipal de Ouro Preto lançou, na última terça-feira (7), o Sistema Integrado de Gestão Legislativa e Administrativa (Sigla). É um moderno e inovador meio para gerir as informações legislativas e administrativas de um órgão público.

O Sigla foi desenvolvido sem nenhum custo adicional e utilizando os equipamentos e profissionais da Casa.

De acordo com o assessor de Informática do Legislativo, Rafael Gomes, “o Sigla é uma ferramenta que tem como objetivo auxiliar os funcionários da Câmara nas suas tarefas do dia a dia e, ao mesmo tempo, organizar as informações da Casa e disponibilizá-las para os cidadãos pela internet”.

“Com o Sigla, todos os nossos processos foram informatizados. Isso confere mais transparência, agilidade, ordenamento dos trabalhos internos da Câmara, além de maior acesso da população às informações de seu interesse. Através da internet, via celular, torpedo ou mesmo aqui na Casa por meio da Internet Popular, o cidadão poderá acompanhar o trabalho do seu vereador, verificar leis e resoluções e acompanhar todo o serviço Legislativo”, explica o presidente da Câmara, vereador Júlio Pimenta (PPS).

O sistema já tem servido de modelo para iniciativas semelhantes em órgãos públicos, devido às suas modernas e eficientes ferramentas e por não ter gerado custos à Casa. Esse é o caso de Conselheiro Lafaiete, que já entrou em contato com a equipe de Informática da Câmara de Ouro Preto para trocar experiências. “Essa informatização de todo o processo legislativo é muito interessante por possibilitar ao cidadão acompanhar a tramitação dos projetos de lei e integrar os trabalhos dos servidores. Nós temos interesse em desenvolver um sistema parecido para poder reunir todas as informações da Câmara de Lafaiete em um único local”, salienta a analista de sistemas do Legislativo lafaietense, Daniella Barros.

O Sigla foi desenvolvido pela equipe do Setor de Informática da Câmara, com o auxílio de todos os demais setores da instituição, que apresentaram sua experiência de anos de Legislativo e administração dessa Casa.

{flowplayer}http://www.cmop.mg.gov.br/videos/sigla.flv{/flowplayer}

Anterior Audiência Pública debate centralização de cursos do EJA