Câmara Municipal de Ouro Preto - Câmara de Ouro Preto lança Ano Jubilar do Tricentenário durante abertura do Festival de Inverno“Tivemos uma grande abertura na arrancada para o tricentenário da municipalidade ouro-pretana”, assim definiu o prefeito Angelo Oswaldo ao falar sobre o início do Ano Jubilar do Tricentenário de criação da Câmara Municipal e de Vila Rica de Ouro Preto. “Nesses 300 anos, construímos uma cidade que virou patrimônio cultural da humanidade e monumento nacional do povo brasileiro. É um município rico de valores, energia, força e potencial de desenvolvimento. Temos que celebrar esses três séculos de história”, salientou.

No próximo ano, em 8 de julho de 2011, completa-se o tricentenário da Câmara Municipal e da elevação do lugarejo à condição de vila – título hoje correspondente ao de cidade. As festividades tiveram início na última quinta-feira (8), junto com o aniversário  de Ouro Preto e a abertura do Festival de Inverno 2010. “Estamos comemorando os 300 anos da Câmara e de nossa municipalidade e cidadania. O Ano Jubilar do Tricentenário será repleto de eventos e atividades, com uma programação que incluirá ações culturais, artísticas, esportivas e educacionais”, acrescentou o presidente da Câmara, vereador Júlio Pimenta (PPS).

Em 2011, além do tricentenário de Villa Rica/cidade de Ouro Preto, também serão comemorados os 300 anos de Villa do Carmo/cidade de Mariana e Villa Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará/cidade de Sabará. Os três município se uniram para festejar essa data histórica. Durante a abertura do Festival de Inverno, as três primeiras vilas de Minas Gerais, por meio de suas Câmaras de Vereadores e prefeituras, assinaram a “Carta das Vilas Tricentenárias de Minas Gerais”, onde se comprometem a celebrar o ano de comemorações dos 300 anos dessas cidades.

Anterior Câmara auxilia na implantação de polo da Ufop em Cachoeira do Campo