
Durante o lançamento da campanha, o presidente da Câmara de Ouro Preto, Maurílio Zacarias (PMDB), ressaltou a importância não apenas do voto aos 16 anos, mas também da participação no processo político. “O jovem de 16 anos deve não apenas tirar o título e votar, mas acompanhar de perto o seu candidato, durante o seu mandato. Eu tenho certeza que os jovens de hoje têm essa capacidade.”
“Os vereadores estudantes lançam uma campanha de grande importância, que é a mobilização da nossa juventude, de 16 a 18 anos, para que todos possam ter uma inserção cívica e cidadã na vida sócio-comunitária de Ouro Preto. É fundamental que o jovem de 16 anos faça essa opção que a lei garante a ele. E os vereadores estudantes saem na frente, com essa campanha, propondo um trabalho maravilhoso”, comentou o prefeito Ângelo Oswaldo (PMDB).
A Secretária de Educação de Ouro Preto, Crovymara Batalha, explicou que a Secretaria atuará junto à campanha “Se Liga 16”, ajudando na conscientização dos jovens maiores de 16 anos, principalmente dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A presidente da “Câmara de Vereadores Estudantes 2007-2008”, Bárbara Maciel, comentou suas expectativas para a campanha “Se Liga 16”: “Eu tenho as melhores expectativas possíveis, porque esse projeto traz jovens falando para jovens. Sendo assim, eles vão se sentir mais
Segundo Henrique Cunha Viana, membro da mesa-diretora da “Câmara Estudante”, “a campanha “Se Liga 16” vai aumentar a interação e a relação da juventude com a política. Vai, também, estimular e mostrar aos jovens de hoje, como eles podem modificar e interferir na situação atual e no dia de amanhã.”
O Projeto “Vereador Estudante” percorrerá as escolas de Ouro Preto e distritos, promovendo debates que visam gerar reflexão acerca do voto facultativo aos 16 e 17 anos. “A campanha “Se Liga 16” é para que os jovens e adolescentes se liguem e façam a sua parte, votando consciente e sendo um agente transformador da nossa sociedade”, ressaltou a coordenadora do projeto, Laura Fina.
Foto 1: Autoridades de Ouro Preto e vereadores estudantes no plenário da Câmara.
Foto 2: A coordenadora do “Vereador Estudante, Laura Fina, e o coordenador especial da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do estado de Minas Gerais, Breno Carone.