Câmara de Ouro Preto lança projeto Escola Cidadã

Câmara Municipal de Ouro Preto - Câmara de Ouro Preto lança projeto Escola Cidadã

Autoridades presentes no lançamento da Escola Cidadã e aluna sorteada para fazer a Identidade e o CPF

A estudante Marina de Jesus Cassimiro, 14 anos, fez sua primeira carteira de identidade durante o evento

Com a Escola Cidadã, alunos terão a oportunidade de fazer o CPF na própria escola

Câmara de Ouro Preto levará importantes serviços aos alunos das escolas de Ouro Preto

O mais novo projeto da Câmara Municipal de Ouro Preto, a Escola Cidadã, iniciou atividades nessa segunda-feira (28). A iniciativa do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) levará até as escolas públicas de Ouro Preto serviços e informações para a reflexão sobre o exercício da cidadania e a formação política.

A cerimônia de lançamento do programa aconteceu na Escola Municipal Padre Carmélio, primeira instituição de ensino a receber o projeto.

A ideia é oferecer aos jovens palestras sobre política, ética, cidadania, democracia, os Três Poderes, bullying, combate a drogas, entre outros temas. Os alunos terão, ainda, a oportunidade de concretizar o exercício da cidadania com a emissão, na própria escola, de carteiras de identidade e de CPF, além de obter informações sobre a confecção de outros documentos pessoais.

Durante a solenidade, foi feita uma demonstração dos serviços oferecidos pela Escola Cidadã, por meio do CAC e de seus parceiros. A aluna Marina de Jesus Cassimiro, de 14 anos, pôde fazer a sua carteira de identidade e o seu CPF – emitidos pela equipe do Posto de Identificação do CAC e dos Correios, respectivamente. “O projeto vai ajudar muitos adolescentes. Agora, eu vou conseguir fazer inscrições em vários cursos, por exemplo, algo que antes eu não podia por não ter os documentos”, conta.

Com a Escola Cidadã, o Legislativo vai se aproximar ainda mais da comunidade estudantil. “A Câmara sai da praça Tiradentes, onde fica sua sede, para ir até as escolas do município, levando serviços importantes como a confecção de documentos. Estamos trabalhando unidos com os nossos funcionários e parceiros para continuar fazendo bons serviços para a nossa sociedade como é a Escola Cidadã”, avalia o presidente da Câmara, vereador Maurílio Zacarias (PMDB).

Já a vereadora Crovymara Batalha (PMDB) destaca a relevância do debate sobre assuntos voltados para o público jovem. “É uma oportunidade ímpar para esses alunos fazerem parte da cidadania. A discussão de questões cotidianas nas escolas, como o bullying e as drogas, vai ampliar os conhecimentos dos estudantes”, aponta. A vereadora Regina Braga (PSDB) acrescenta: “A Câmara vai estar mais presente dentro das escolas. Com isso, vamos contribuir inclusive para a melhoria da qualidade da educação em nosso município, tornando esses jovens mais cidadãos e participativos para um futuro melhor para Ouro Preto e para o Brasil”.

Segundo a coordenadora do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), Rosângela Estanislau, as escolas de Ouro Preto (municipais e estaduais) interessadas em receber as ações da Escola Cidadã devem entrar em contato diretamente com o CAC, por meio dos telefones 3551-1466 – ramal 227 ou 0800 285 1110.

Anterior Novo projeto da Câmara promove cidadania aos alunos das escolas de Ouro Preto