“Os adolescentes foram bem participativos durante todas as etapas do projeto. Participamos das reuniões e das votações nas escolas. Tudo ocorreu de maneira muito interessante e observamos um interesse muito bom por parte deles com a política. Acredito que esses jovens, por meio do nosso trabalho, se tornarão bons agentes políticos”, ressalta Pedro Rodrigues, coordenador do projeto.
O entusiamo tomou conta dos participantes, que fizeram várias perguntas durante as explanações de Elizabeth Chades Pinheiro, que explicou o funcionamento do processo legislativo. Além disso, educação e melhoria nas escolas foram muito comentados. “Estamos aprendendo bastante, essa primeira reunião foi bem esclarecedora, pois pude entender coisas que não compreendia e agora vou poder ajudar nossa escola e melhorar nossos distritos”, destaca Cauã Moreira, de 14 anos, representante da Escola Municipal Dr. Pedrosa.
As boas-vindas contou com a presença dos vereadores Geraldo Mendes (PCdoB) e Chiquinho de Assis (PV). A próxima reunião de sessão inaugural acontecerá no dia 28, quando ocorrerá a eleição da Mesa Diretora do Vereador Estudante.
Saiba mais
Com duração de um ano, o mandato é centrado no conhecimento e na prática das atividades parlamentares com capacitação, seminários, palestras e visitas técnicas. A metodologia permite que o participante atue de forma direta na preparação de requerimentos, representações, indicações e, até mesmo, projetos de lei que podem ser apreciados pelos vereadores titulares. A iniciativa é voltada para alunos devidamente matriculados no 8º e 9º anos da rede pública e particular do município de Ouro Preto.