Câmara Municipal de Ouro Preto - Câmara sedia Audiência Pública da ALMG que reivindica a volta do trem que liga BH a Mariana

Na última quarta-feira (22), a Câmara de Ouro Preto sediou uma Audiência Pública promovida pela Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O objetivo foi reivindicar a reativação do trecho ferroviário de Belo Horizonte a Mariana. Deputados, prefeitos, vereadores e outras lideranças políticas e sociais participaram da discussão.

O trecho ferroviário em pauta é parte da chamada Linha Mineira e passa também por Rio Acima, Itabirito e Ouro Preto, antes de chegar à Mariana. São cerca de 100 quilômetros que foram abandonados na década de 90 pela Ferrovia Centro Atlântica (FCA), da Vale, e devolvidos à União. A reativação nesse trecho seria uma alternativa segura para ligar Belo Horizonte a Ouro Preto e Mariana.

O vereador Juliano Ferreira (MDB), presidente da Câmara de Ouro Preto, participou da Audiência e avaliou as discussões. “A volta do circuito do trem Ouro Preto/Belo Horizonte e Mariana reforçaria muito o turismo na nossa região e, logicamente, a gente espera várias reparações das empresas envolvidas com a produção mineral aqui na nossa região. Mas isso tem que ser muito bem pensado porque tem que ser bem aliado ao bem-estar social. Essa que tem que ser a prerrogativa do projeto, que ele venha somar para o bem-estar das pessoas de Ouro Preto, não pensando só na questão econômica, mas na questão social e na qualidade de vida. Então é isso que a gente espera, que os encaminhamentos dessa Audiência Pública daqui e a que haverá em Mariana, como sugestão da deputada Marília Campos, e acatada pelo presidente João Leite, que venham trazer ideias de forma a ajudar sim a população da nossa cidade e a população marianense”, disse.

O deputado João Leite (PSDB), presidente da Comissão Pró-Ferrovias, ficou satisfeito com o resultado da Audiência. Ele destacou que isso demostra o interesse da população de Ouro Preto e das cidades vizinhas em relação a esse tema. “Há uma preocupação muito grande com o acesso à nossa querida Ouro Preto. Nós estávamos preocupados com isso e a deputada Marília Campos, membro da comissão, fez esse requerimento e nós viemos aqui e foi muito bom porque colhemos muitas sugestões importantes para o nosso trabalho e também para a Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais que está a frente dessa ação civil pública. Eu saio ainda mais entusiasmado de Ouro Preto, com uma expectativa muito positiva de termos efetivamente esse trem de passageiros para que o mundo inteiro que quer conhecer Ouro Preto, o turismo e mesmo o trabalhador de Ouro Preto e de todas as estações até chegar a Ouro Preto e Mariana possam se beneficiar desse transporte ferroviário de passageiros que é tão importante”, pontuou.

O prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta, também destacou a importância da reativação da ferrovia. “Ferrovia é desenvolvimento. Ferrovia é fomento. Nós sabemos que distritos como Rodrigo Silva, Cachoeira do Campo, Miguel Burnier, Engenheiro Corrêa, Amarantina, Santo Antônio do Leite e São Bartolomeu vão se beneficiar muito com isso e toda Ouro Preto. Esperamos que isso aconteça dentro das várias ações que a Vale precisa fazer para minimizar os problemas causados e esperamos que a ferrovia se torne uma realidade para fomentar a economia, o transporte de passageiros e o turismo”, disse.

Durante a Audiência, a gerente de Ferrovias da Vale, Rosângela Bessa, afirmou que representantes da empresa estiveram atentos a tudo o que foi dito e tomaram notas que serão levadas à mineradora. A companhia foi duramente criticada por participantes da reunião. Ainda durante a Audiência, vários requerimentos foram aprovados: três deles solicitam audiências sobre o tema em Mariana, Itabirito e Rio Acima. Outro pede visita técnica ao Tribunal de Justiça, durante audiência da Ação da AGE.

Anterior Em reunião ordinária, vereadores discutem melhorias para a cidade