Câmara discute capacitação turística de Ouro Preto para a Copa de 2014

Público lotou o Plenário para discutir sobre a Copa 2014A Copa de 2014 no Brasil vai trazer um grande volume de turistas do mundo todo para Ouro Preto,  primeiro sítio brasileiro a conquistar o título de Patrimônio Mundial da Unesco. Contudo, é preciso preparar a cidade para o evento. Por isso, a Câmara Municipal de Ouro Preto realizou uma Audiência Pública nessa quarta-feira (7) com o tema “Ouro Preto e a Copa de 2014”.

A Copa de 2014, além de trazer visibilidade para o Brasil, oferecerá oportunidades únicas para diversos setores da economia do país. Foram escolhidas 12 cidades-sedes para receberem os jogos do campeonato, uma delas é Belo Horizonte. A proximidade de Ouro Preto com a capital mineira vai possibilitar um grande fluxo de turistas na cidade.

Para o jornalista Mauro Werkema, um dos palestrantes que representou a Secretaria de Estado de Turismo na audiência, “Ouro Preto tem tudo para usufruir da Copa de 2014 para se qualificar como um destino turístico. Esse evento mobiliza o setor público, privado e cria uma energia de ações, forças políticas, empresariais e econômicas. A cidade precisa aproveitar essa onda para obter resultados de sua qualificação e se consolidar como destino turístico não só para a Copa como para outros tipos de eventos”.

A gestora do Programa de Turismo da Copa de 2014, Silvânia Nascimento, outra palestrante da reunião, concorda que esse é o momento de se consolidar o município como destino turístico internacional. “A oportunidade está batendo na nossa porta. O que precisa ser feito agora é um trabalho de planejamento e de ações a curto, médio e longo prazo para que Ouro Preto possa ser reconhecido como destino internacional. Nós temos que trabalhar com mais afinco na capacitação,  na preparação da rede hoteleira e de serviços, além da promoção da cidade junto às operadoras internacionais de turismo”, explica.

Câmara discute capacitação turística para a CopaO vereador Flávio Andrade (PV), que requisitou a realização da Audiência Pública, acredita que a reunião foi uma ação inicial para um grande trabalho que precisa ser feito a fim de preparar o município para o maior evento esportivo do mundo. “É fundamental que Ouro Preto comece a agir logo para se inserir na Copa, um evento que vai trazer milhares de pessoas para a região. Há uma gama de atividades que precisam ser feitas, como capacitação de profissionais e melhorias na infraestrutura”, salienta.

Um comitê  ouro-pretano para a Copa de 2014, envolvendo as entidades do setor turístico, esportivo e cultural, será criado para buscar apoio de empresários e do Estado a fim de criar programas que visem à capacitação profissional de Ouro Preto. Isso deve ser feito com o objetivo de preparar o município para receber os turistas que virão à cidade durante o evento, além de inserir Ouro Preto definitivamente no cenário turístico mundial.

Anterior Câmara Cine realiza sessões gratuitas em Ouro Preto