Câmara discute instalação de polo da Ufop em Cachoeira do Campo

Veradores debatem instalação de polo da Ufop em Cachoeira do CampoOs vereadores ouro-pretanos debateram melhorias para o distrito de Cachoeira do Campo, em especial no tocante à implantação de unidade de ensino à distância da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) na localidade. O assunto foi tema da Tribuna Livre da Reunião Ordinária dessa terça-feira (29).

Para o morador de Cachoeira do Campo José Augusto Conceição, professor de História, existe uma deficiência educacional no distrito. Ele destacou que o Centro Dom Bosco (da rede de ensino Salesianos) possui um espaço que poderia abrigar dois cursos da Ufop – de Administração Pública e Pedagogia –, mas a direção da instituição não se dispôs a ceder as salas.

De acordo com o vereador Flávio Andrade (PV), há cerca de um ano já está sendo discutido com a inspetoria São João Bosco (proprietária do Colégio Dom Bosco e do Oratório Dom Bosco) a possibilidade de se instalar o polo da Ufop no local. “Eles informaram que poderiam alugar duas salas para a universidade, mas nós consideramos o espaço para abrigar os cursos muito pequeno. Estamos fazendo, então, uma manifestação política para que a prefeitura estude a possibilidade de desapropriar alguma área do Centro Dom Bosco ou do Oratório Dom Bosco para a implantação de uma unidade da Ufop”, explicou.

Os vereadores ressaltaram que a ação de declarar um imóvel como de utilidade pública e desapropriá-lo é exclusividade do prefeito. Todavia, os edis garantiram que vão acompanhar o caso em prol de uma melhor solução principalmente para a população cachoeirense.

Anterior Câmara promove Audiência Pública sobre combate a incêndios