Câmara e sociedade debatem políticas públicas de combate às drogas

Audiência Pública referente à criação do Conselho Municipal Anti-DrogasProblemas envolvendo álcool e drogas têm preocupado a toda a população brasileira. Pesquisas mostram o avanço do consumo de drogas lícitas e ilícitas, particularmente entre os jovens. Pensando nisso, a Câmara Municipal de Ouro Preto promoveu uma Audiência Pública para debater as políticas públicas sobre álcool e drogas voltadas para crianças e adolescentes.

“O uso de álcool e outras drogas afeta praticamente todas as famílias brasileiras. A gente percebe que as pessoas têm necessidade de falar sobre o assunto. Estão buscando soluções para o problema, porque o sofrimento é muito grande. É necessário discutir o tema e procurar alternativas para uma vida sem drogas”, enfatiza a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Rita de Cássia Vitorino.

A vereadora Regina Braga (PSDB) destaca o grande fluxo de estudantes que moram em Ouro Preto, o que aumenta também o uso de drogas entre a juventude no município. “O consumo de drogas tem crescido muito, principalmente depois do crack, que possui um baixo custo financeiro e vicia rapidamente. Por isso, não podemos adiar essa discussão. É preciso manter o jovem ocupado, oferecer uma formação profissional através da escola em tempo integral.”

Ainda de acordo com Regina Braga, uma medida importante seria a criação de uma casa de recuperação bem estruturada, com uma equipe profissional multidisciplinar para realizar ações de prevenção e atender aos jovens que já usam drogas. “Poderíamos tentar unir os municípios de Ouro Preto, Mariana e Itabirito nessa luta”, completa a vereadora.

Para a coordenadora do Conselho Municipal Anti-drogas e do Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência, Crhistiane Vianna, somente a união entre o poder público (tanto Executivo como Legislativo), a iniciativa privada e a sociedade possibilitará a construção de políticas públicas eficientes de combate ao uso de drogas no município, em especial entre crianças e adolescentes.

A reunião foi realizada nessa quarta-feira (25), com a presença da comunidade, dos vereadores Flávio Andrade (PV), Léo Feijoada (PSDB), Luiz Gonzaga (PR) e Regina Braga (PSDB), além de representantes de entidades municipais, como o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e o Conselho Municipal Anti-drogas (Comad).

Anterior Parlamento Jovem visita Parque Horto dos Contos