Câmara entrega Comenda Beatriz Brandão

A Câmara Municipal de Ouro Preto realiza, nesta quarta-feira (27), às 19h30, a solenidade de entrega da Comenda “Beatriz Francisca de Assis Brandão”. A comenda é uma homenagem às pessoas e entidades que prestam trabalhos relevantes nas áreas de Educação e Artes, em especial no tocante aos direitos da mulher.

As agraciadas deste ano são Daliana Hele Cardoso Rodrigues Nepomuceno, Elinor de Oliveira Carvalho, Guiomar de Grammont, Ruth Siviano Brandão e Soraya Cecília Penna Lima.

Beatriz Brandão

Beatriz Brandão viveu em um panorama político tumultuado, que tinha como pano de fundo a Inconfidência Mineira. Poetisa, musicista e tradutora, ela ousou desafiar o rígido sistema patriarcal de seu tempo enfrentando a tirania e o preconceito de uma sociedade que discriminava a presença feminina no universo político, social e cultural. Nascida em Vila Rica em 1779, Beatriz Brandão faleceu no do Rio de Janeiro em 1868. Foi uma das primeiras escritoras do Brasil a publicar textos e fundou a primeira escola para meninas de Vila Rica.

Anterior Secretaria de Agropecuária presta contas na Câmara de Ouro Preto