Câmara entrega Medalha Bernardo Pereira de Vasconcellos

No último sábado, 25, aconteceu no plenário da Câmara a entrega da medalha Bernardo Pereira de Vasconcellos, a condecoração mais importante entregue pelo Legislativo ouropretano. A Medalha é concedida a pessoas e entidades que prestaram e prestam serviços que contribuíram para o desenvolvimento do Município. “Para a Câmara é uma honra fazer essas homenagens a pessoas que atuaram a favor da nossa comunidade. Espero que eles continuem fazendo o que já fizeram: o melhor para Ouro Preto”, declarou o presidente da Câmara, Maurílio Zacarias (PMDB) .

Em 2007 foram agraciados Eli Murilo de Araújo, presidente da Fundação Aleijadinho; a Associação Nossa Senhora da Conceição da Lapa; o deputado federal Saraiva Felipe; a Casa Lar de Ouro Preto; o deputado federal Virgílio Guimarães; a Casa Nossa Senhora do Silêncio; o padre José Julião da Silva; o Coral Santa Cecília de Santa Rita; Dra. Lúcia de Fátima Magalhães de Albuquerque Silva, juíza Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de Ouro Preto; o Guarani Esporte Clube; Nelson Maculan Filho; o PROCON de Ouro Preto; Paulo César Mota Valladares; a Sociedade São Vicente de Paulo de Santa Rita e Waldir Salvador de Oliveira Júnior, prefeito de Itabirito e presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais.
A solenidade foi presidida por Maurílio Zacarias e prestigiada pelo prefeito Ângelo Oswaldo e pelos vereadores Mateus Nunes, presidente do conselho da Medalha, Regina Braga e Wanderley Kuruzu. “A Medalha é um reconhecimento pelo nosso trabalho de consolidação da cultura de defesa do consumidor em Ouro Preto” , declarou o diretor do PROCON de Ouro Preto, Marco Aurélio Cunha. “Acho que essa homenagem se justifica pelo trabalho da Amig, um trabalho em conjunto que vem recuperando receitas para as cidades mineradoras. Espero que a Medalha seja um estímulo para que esse trabalho continue”, disse Waldir Salvador Júnior.
A juíza Lúcia de Fátima Albuquerque lembrou a figura de Bernardo Pereira de Vasconcellos. “É uma honra receber essa medalha. Bernardo Pereira de Vasconcellos foi um grande estadista do Império e seu trabalho resplandeceu em várias áreas, inclusive a minha. O Código Criminal do Império foi feito por ele, que também trabalhou pela implantação do habeas corpus”, explicou. O deputado federal Saraiva Felipe, cuja família tem raízes em Ouro Preto, fez o discurso em nome dos homenageados ressaltando os fatos mais importantes da trajetória de Bernardo Pereira de Vasconcellos.

Foto: (da esq. para a dir.): Marco Aurélio, diretor do PROCON – Ouro Preto; Paulo Valladares, diretor do portal Globo.com; Eli Murilo, diretor da Fundação Aleijadinho; o vereador Mateus Nunes; José Emiliano Fernandes, presidente da Sociedade São Francisco de Paulo de Santa Rita; Padre Julião; Dona Dunga, presidente da Associação Musical Nossa Senhora da Conceição da Lapa; Waldir Moraes “Manga”, presidente do Guarani Esporte Clube de Ouro Preto; o presidente da Câmara de Ouro Preto, Maurílio Zacarias; o deputado federal Saraiva Felipe; Silvânia Rossi, coordenadora da Casa Lar; o prefeito de Itabirito, Waldir Salvador Júnior e Cecília Cerila Guimarães a “Dona Leleia”, coordenadora do Coral Santa Cecília de Santa Rita.

Anterior Audiência discutiu cotas na universidade