Câmara forma Comissão Especial durante primeira Reunião Ordinária do ano

Moradores de Saramenha participaram da 1ª Reunião Ordinária da Câmara de Ouro Preto

2-2-12

Na última quinta-feira, 2 de fevereiro, a Câmara Municipal de Ouro Preto deu início aos trabalhos legislativos de 2012. Durante a primeira Reunião Ordinária do ano, o morador do bairro Saramenha, Antônio Guedes, utilizou a Tribuna Livre para reivindicar atenção para o trânsito pesado e problemas com o lixo que a avenida Renné Giannetti enfrenta há cerca de 10 anos.

“Viemos à Câmara pedir apoio para resolver essa situação que já está causando risco a vidas. Caminhões pesados danificando as casas e, para completar, agora estamos sendo hostilizados pelos motoristas”, relatou Guedes. Diversos moradores do bairro acompanharam a reunião no Plenário e protestaram contra a perturbação e os transtornos gerados pelo tráfego intenso de caminhões que passam pela via em alta velocidade e utilizam excessivamente a buzina. Eles apresentaram ao Legislativo um abaixo-assinado que reúne 369 assinaturas de residentes locais e estudo realizado, há cerca de cinco anos, em parceria com o poder público e empresas envolvidas. O documento aponta danos em mais de 80 casas localizadas ao longo da avenida, que tiveram a infraestrutura afetada pelo impacto do trânsito de grandes veículos.

O presidente da Câmara, vereador Maurílio Zacarias (PMDB) nomeou uma Comissão Especial, composta pelos vereadores Flávio Andrade (PV), Júlio Pimenta (PPS) e Léo Feijoada (PSDB), para acompanhar o caso. Segundo o vereador Júlio Pimenta, a solução definitiva é o desvio e qualquer outra medida seria paliativa. “Verificamos que foi feito um projeto pela empresa Vale, que aponta dois trajetos possíveis: um desvio pelo Marzagão, saindo na Rodovia, próximo ao trevo do Jacuba; e o outro pelo [córrego] Barcelos, passando pelo posto de Saramenha e saindo na Rodovia do Contorno”, explicou o edil. A Comissão irá apresentar o projeto à comunidade e, posteriormente, se reunir com o Ministério Público e moradores do local no próximo dia 9.

De acordo com o presidente da Câmara, Maurílio Zacarias, a primeira Reunião Ordinária de 2012 demonstrou o bom ritmo do Legislativo para o ano. “Foi uma reunião positiva, contando com a grande participação dos vereadores. Apesar de ser um ano atípico, devido às Eleições, a Câmara vai estar bem atuante, trabalhando em prol do município”, afirmou.

Anterior Festa de Nossa Senhora de Lourdes conta com participação do Câmara Cine