Câmara forma Comissão Especial para apurar incentivo de custeio referente aos Agentes Comunitários de Saúde

Câmara forma Comissão Especial para apurar incentivo de custeio referente aos Agentes Comunitários de Saúde

Câmara Municipal de Ouro Preto - Câmara forma Comissão Especial para apurar incentivo de custeio referente aos Agentes Comunitários de Saúde

Agente Comunitário Luiz dos Reis defendeu melhorias para a classe.jpg

09/10/2014

Durante a reunião da Câmara de Ouro Preto realizada dia 9 de outubro, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ouro Preto, Maria Aparecida Peixoto, utilizou a Tribuna Livre para falar sobre a Portaria n° 314 do Ministério da Saúde que fixa o valor do incentivo de custeio referente à implantação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

 

“Viemos sensibilizar os vereadores a ajudarem, junto à administração, essa causa tão justa que é a dos Agentes Comunitários de Saúde’’, aponta Aparecida. ‘‘É sobre o incentivo que eles têm para receber por meio de um repasse do Governo Federal e que não onera o Município’’, afirma a presidente do Sindsfop. Segundo Aparecida Peixoto, o incentivo é dado ao final de todos os anos, porém, ele não está sendo repassado aos agentes. “Já oficializamos a Secretaria de Saúde mais de uma vez, porém a secretária se manifestou dizendo que espera um decreto do Governo Federal, o que não é necessário. Já existe a Portaria”, pontua ela.

O ACS do posto de saúde do bairro Antônio Dias, Luiz Israel dos Reis, acredita que o incentivo contribui para o reconhecimento da classe. ‘‘Esse incentivo ajudará os ACS que muitas vezes utilizam o próprio telefone para fazer ligações e não têm nenhum reembolso”, exemplifica o agente.             

A vereadora Solange Estevam (PPS) destaca a importância dos Agentes Comunitários de Saúde para a comunidade. “São eles que vão até os domicílios visitar aqueles que estão doentes. Também são eles que trabalham pela prevenção”, destaca a parlamentar. Para o vereador José Geraldo Muniz “Zé do Binga” (PPS), a luta deve ser mais ampla. “Nós devemos lutar por melhores condições de trabalho para os ACS. Vejo que eles são os principais funcionários da saúde”, afirma o edil.

O presidente da Câmara, Léo Feijoada (PSDB), nomeou uma Comissão Especial composta pelos vereadores José Geraldo “Zé do Binga” (PPS), Dudu Gonzaga (PPS) e Solange Estevam (PPS), para ir  à Secretaria de Saúde apurar a situação

 

– Assista o vídeo da reunião

Anterior Secretária de Saúde confirma que repasse Municipal à Santa Casa está em dia

Deixe O Seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.