Câmara Municipal de Ouro Preto - Câmara forma Comissão Especial para averiguar funcionamento de creche do Morro Santana

Mãe de criança da Creche Municipal, Cleide Castro, utiliza Tribuna Livre para reivindicar regularidade de horário

Vereadores da Câmara de Ouro Preto apuram horário de funcionamento da Creche Anita Araújo

Comissão Especial e vereador Thiago Mapa se reúnem com a Coordenadora Marlene Arimatéia e com mães de crianças da Creche Municipal

26-02-2013

Durante a Reunião de Vereadores do dia 26 de fevereiro, terça-feira, a Câmara Municipal de Ouro Preto recebeu várias mães que reivindicaram a regularidade para a Creche Professora Anita Araújo, localizada no Morro Santana.

A creche municipal deveria manter suas atividades diárias até às 17h e está liberando as crianças entre 12h e 13h. A moradora do bairro, Cleide de Castro, utilizou a Tribuna Livre do Legislativo representando as mães da comunidade. “Precisamos que a creche funcione em tempo integral, porque as mães precisam trabalhar”, afirma Cleide apontando, ainda, a dificuldade quanto às férias e feriados prolongados.

O Presidente da Câmara, vereador Léo Feijoada (PSDB), nomeou uma Comissão Especial composta pelos vereadores Dudu Gonzaga (PPS), Maurício Moreira – Paquinha (PR), e Luiz Gonzaga (PR) para acompanhar o caso. “Uma creche presta um serviço extremamente importante para a vida e a formação das nossas crianças e quem matricula um filho em uma destas unidades é porque precisa trabalhar. Se o município oferece o serviço, é preciso que funcione”, afirma Léo.

A Comissão Especial da Câmara e o vereador Thiago Mapa (PP) visitaram a creche na última quarta-feira, dia 27 de fevereiro. “Encontramos uma situação complicada, que é a falta de funcionários. Identificamos que saíram duas servidoras”, afirma Dudu Gonzaga. Os parlamentares foram recebidos pela coordenadora da creche, Marlene Arimatéia. “Ela salientou que a creche precisa repor esses dois funcionários, no mínimo, para conduzir os trabalhos. Hoje, são cerca de 50 crianças e apenas quatro pessoas trabalhando”, completa o vereador.

A coordenadora Marlene informou aos edis que uma das funcionária está em período de licença e tem previsão de retorno para o dia 14 de março. De acordo com a Comissão Especial, a coordenação da Creche Anita Araújo necessita dispor de sete funcionários. “Agora vamos avaliar a disponibilidade do Município de enviar essas duas pessoa para executar esse trabalho e ocupar essas vagas ociosas. Estamos aguardando resposta do Executivo”, conclui Dudu Gonzaga.

A Creche Anita Araújo fica na Rua 24 de Junho, 315 – bairro Morro Santana, e atende crianças que têm até quatro anos de idade.
Taquaral – Durante  a mesma Reunião, o morador do Taquaral, Wagner Gonçalves, solicitou melhorias para o bairro. Segundo Waguinho – como é conhecido – há aproximadamente dois anos foi construído um asfalto sem drenagem na localidade, fato que tem provocado transtornos aos moradores. “Na casa da moradora Dona Eugênia  nunca houve problemas com a água de chuva. Ela mora perto do asfalto e a água invadiu a residência, já que não tem para onde escoar e os boeiros não suportam o volume de água que chega”, relata Waguinho.

O Secretário Municipal de Assistência Social e Cidadania, Wanderlei Rossi – Kuruzu, estava presente e tomou ciência do problema. O presidente da Câmara, Léo Feijoada, solicitou atenção para as necessidades do bairro Taquaral, cujo foi vítima de abandono durante vários anos.

Anterior Vereadores da Câmara de Ouro Preto visitam concessionária responsável pela coleta de lixo na cidade