Câmara homenageia 170 anos da Escola de Farmácia

A Câmara Municipal de Ouro Preto homenageou os 170 da Escola de Farmácia, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), na noite do dia 24 de junho. A Sessão Solene aconteceu no Salão Nobre da Casa Legislativa e contou com a presença de diversos professores e ex-alunos da instituição. Durante a solenidade, dois professores –  Joaquim Claudino Filho e José Pedro Ponciano Gomes – foram homenageados por terem se destacado na história da Escola.

“A Escola de Farmácia é a primeira da América Latina e contribuiu não só para o país, mas para toda a humanidade. Nos 170 anos da Escola, o povo de Ouro Preto tem que homenagear todos os professores, funcionários, ex-alunos e alunos que fazem parte dessa instituição brilhante”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto, vereador Júlio Pimenta (PPS).

O diretor da Escola de Farmácia, professor Luiz Fernando de Medeiros, narrou a história da Escola de Farmácia, fundada em 4 de abril de 1839, citando suas principais atividades e sua importância no cenário educacional brasileiro. “Essa homenagem reforça o elo da comunidade ouro-pretana com a Escola de Farmácia. A Universidade reconhece o seu papel regional. A Escola faz parte desse contexto e a tendência é cada vez mais estreitar esse laço”, salientou Medeiros.

Para o reitor da Ufop, professor João Luiz Martins, a Sessão Solene realizada pela Câmara é uma forma de reconhecimento da importância da Escola de Farmácia para toda a sociedade. Segundo ele, a comemoração do 170º aniversário da instituição representa “todo o processo de construção, luta e resistência para que a Escola de Farmácia se tornasse o que é hoje. Já foram mais 5 mil estudantes, pessoas que estão inseridas no Brasil inteiro. São professores, estudantes e técnicos empenhados para que a gente forme cada vez mais adequadamente nossos alunos”.

Anterior Sessão Solene em Homenagem à Escola de Farmácia