Câmara homenageia dom Barroso e dom Geraldo pelos 25 anos de bispado

A noite do dia 17 de setembro foi marcada pela entrega de Moção de Aplauso ao bispo emérito de Oliveira (MG), dom Francisco Barroso Filho, e ao arcebispo de Mariana e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha. A comunidade cristã lotou o Salão Nobre da Câmara Municipal de Ouro Preto para assistir à sessão solene em homenagem ao Jubileu de Prata Episcopal comemorado neste ano pelos dois bispos.

Nascido em Ouro Preto, dom Barroso foi ordenado padre em 1957, tendo sido vigário na Paróquia de Antônio Dias por 26 anos. Em 1984, foi nomeado bispo da diocese de Oliveira (MG). Em 2009, dom Barroso comemora 25 anos de bispado. Sobre a  homenagem da Câmara de Ouro Preto, dom Barroso afirmou que Moção de Aplauso representa o espírito religioso dos vereadores. “O que motivou a homenagem não são os meus dotes pessoais, mas o cargo que ocupo, o fato de eu ser um representante da Igreja”, salientou.

Aos 67 anos, dom Geraldo Lyrio Rocha é o quinto arcebispo de Mariana, cidade onde mora desde 2007. Nesse mesmo ano, ele foi eleito presidente da CNBB, cargo que ocupará até 2011. Em 2009, dom Geraldo também comemora o Jubileu de Prata Episcopal. Para ele, a homenagem tem um significado especial, devido à importância da cidade de Ouro Preto no cenário brasileiro. “Eu recebo essa Moção de Aplauso com muita gratidão porque sei o que ela significa e o que Ouro Preto representa na história de Minas e do Brasil, na luta pela Independência e pela liberdade. Tudo isso está condensado numa homenagem tão bela  como essa. Ouro Preto conserva um patrimônio extraordinário de cultura, arte, tradição, história e, sobretudo, um grande patrimônio de religiosidade e de fé”.

{rokbox title=|Camara Itinerante :: Um resumo de todas as reuniões.| thumb=|videos/video.jpg| size=|854 505| album=|demo|}hwdvideos/uploads/e5jb605dj077ub.flv{/rokbox}

O presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto e autor da Moção de Aplauso, vereador Júlio Pimenta, acredita que a homenagem é uma forma de reconhecer o trabalho realizado por dom Barroso e dom Geraldo. “Nós tivemos uma sessão especial em homenagem para o nosso querido arcebispo dom Geraldo Lyrio Rocha e também para o nosso conterrâneo dom Francisco Barroso Filho pelos 25 anos de vida episcopal. São dois homens honrados, que abdicaram de toda a sua vida em prol da religiosidade, de evangelizar e de servir ao próximo. Em nome de todos os vereadores, aprovado por unanimidade, a Câmara Municipal não poderia deixar de prestar essa homenagem aos dois bispos por esse Jubileu de Prata”, concluiu Júlio Pimenta.

Anterior Vereadores discutem questão da água em Ouro Preto