Câmara inaugura Posto de Identificação

Câmara Municipal de Ouro Preto - Câmara inaugura Posto de Identificação

Câmara inaugura Posto de Identificação

A Câmara Municipal de Ouro Preto inaugurou o Posto de Identificação, para a emissão de carteiras de identidade e certidões negativas de antecedestes criminais. Esse é mais um serviço que será oferecido pelo Centro de Atendimento ao Cidadão – CAC, através de parceria com a Polícia Civl. A nova extensão do CAC funciona na Rua Conselheiro Quintiliano, n°77, no mesmo prédio da Assistência Judiciária e do Procon , na saída para Mariana.

“Estamos atendendo a uma reivindicação justa da população ouro-pretana, que há muito tempo praticamente não tem como conseguir uma carteira de identidade no município, uma situação que é ainda pior nos distritos, onde, em breve, estaremos disponibilizando este atendimento”, justificou Arlindo Cândido Nogueira, coordenador do CAC. “A conquista deste documento é fundamental para o exercício da cidadania”, completou.

O Posto terá capacidade para atender cerca de 20 pessoas por dia. Os que apresentarem uma declaração de pobreza compatível com as determinações legais para a questão serão isentos do pagamento de taxa para a aquisição do documento. A carteira – documento obrigatório para maiores de 18 anos e opcional para menores de idade – é necessária para a requisição de outros documentos, como o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a carteira de trabalho.

Os estudantes Diego Cesar Viana Azevedo, de 17 anos, e Paulo Cesar Matos, 16, foram os primeiros a serem atendidos pelo Posto Identificação. Eles contaram que o documento está sendo exigido para as inscrições nos jogos escolares. Muitos outros jovens já procuraram os vereadores pelo mesmo motivo.

Participaram do evento, o presidente da Câmara, Wanderley Kuruzu (PT), o delegado da 28ª Seccional de Ouro Preto, Eduardo Lacerda, o presidente da Câmara de Mariana, José Antunes Vieira, o secretário de Assistência Social e Cidadania, José Cícero da Silveira, representando o prefeito Angelo Oswaldo, o coordenador do Procon, Marco Aurélio Gomes, os vereadores Sílvio Domingos Mapa (PSDB), José Maria Germano (PMDB), Mateus Nunes (PSB) e Leonardo Barbosa (PSDB), o secretário de Planejamento e Gestão, João Bosco de Oliveira Perdigão, o coordenador do IPSEMG, Carlos Agil de Souza e André de Abreu Costa, diretor da Assistência Judiciária do Município.

Foto: Vereadores entregam as primeiras carteiras de identidade emitidas pelo Posto de Identificação, uma parceria entre Câmara e Polícia Civil, durante a inauguração do Posto, que aconteceu na última quarta-feira, 15.

Publicado por: Assessoria de Comunicação em 16/03/2006

Anterior CAC da Câmara de Ouro Preto é modelo para Sabará