Câmara Municipal celebra 226º aniversário de Bernardo Pereira de Vasconcellos

Câmara Municipal de Ouro Preto - Câmara Municipal celebra 226º aniversário de Bernardo Pereira de VasconcellosA Câmara Municipal de Ouro Preto celebrou, no dia 27 de agosto, o 226º aniversário de nascimento de Bernardo Pereira de Vasconcellos, patrono da Câmara Municipal de Ouro Preto.

Como parte da programação, foi inaugurada a “Galeria de Ex-presidentes”, com objetivo de homenagear ex-presidentes que passaram pela Casa Legislativa.

Localizada em frente à Sala da Presidência, a Galeria é composta pelas fotografias dos ex-Presidentes, compreendendo 100 anos de gestões. Começando pela fotografia do vereador Alfredo Teixeira Baeta Neves, Presidente no ano de 1920 até 1931, a galeria homenageia os parlamentares que passaram pela presidência até à atual gestão, do vereador Luiz Gonzaga do Morro.

Além do o vereador Luiz e do vereador Wanderley Rossi Kuruzu, que conduziu sua gestão entre os anos de 2005 e 2006, estiveram presentes na inauguração os ex-vereadores Geraldo Carneiro Teixeira, Maurílio Zacarias Gomes, Wander dAlbuquerque e Juliano Ferreira, que igualmente ocuparam a presidência da Casa.

Logo após, foi realizada a solenidade de entrega da comenda “Bernardo Pereira de Vasconcellos”. Criada através da Resolução Nº 09/1978, a comenda se destina a condecorar pessoas físicas ou jurídicas que tenham realizado trabalhos excepcionais para o desenvolvimento de Ouro Preto. Foram escolhidos cinco agraciados através de um Conselho composto por moradores de Ouro Preto e vereadores.

Ao final da cerimônia, o vereador Luiz falou sobre a importância de se reconhecer o trabalho dos homenageados em favor de Ouro Preto. “Esta data simbólica é muito significativa, e, para nós vereadores, é uma honra homenagear aqueles que prestaram serviços excepcionais ao município de Ouro Preto. Também não poderíamos nos esquecer de saudar os ex-vereadores aqui presentes, que, na condição de Presidentes desta Casa, realizaram serviços igualmente notáveis para nossa cidade”, ressaltou.

• Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto
• Associação dos Cavaleiros Mestre Nico
• Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto
• Dom Francisco Barroso Filho
• Paulo de Oliveira Camelo

Bernardo Pereira de Vasconcellos

Bernardo Pereira de Vasconcellos foi jornalista, político (Deputado Federal por Minas Gerais, senador e Ministro de Estado). Nasceu em Ouro Preto em 27 de agosto de 1795 e morreu no Rio de Janeiro em 1850, aos 55 anos de idade, no exercício do mandato de Senador por Minas Gerais.
Em 1979, após o translado de suas cinzas para o prédio na praça Tiradentes, a atual sede do Legislativo Municipal passou a ser denominada Casa da Câmara Bernardo Pereira de Vasconcelos.

Anterior Projeto de Lei Ordinária institui “Semana da Mulher” no calendário oficial do município