Câmara Municipal de Ouro Preto - Câmara Municipal de Ouro Preto realiza entrega das Comendas Bárbara Heliodora e Beatriz BrandãoNesta quarta-feira (30), a Câmara Municipal de Ouro Preto realizou a cerimônia de entrega das Comendas “Bárbara Heliodora” e “Beatriz Francisca de Assis Brandão”. A solenidade seguiu todos os protocolos de prevenção contra à Covid-19.

Os diplomas da Comenda “Beatriz Brandão” foram concedidos por meio da Resolução Nº 04/2009, com o objetivo de reconhecer o trabalho de pessoas ou entidades que atuam nas áreas da educação e artes, notadamente no tocante aos direitos da mulher.

Já os diplomas da Comenda “Bárbara Heliodora” foram concedidos por meio da Resolução Nº 237/2020, como forma de homenagear pessoas e entidades que tenham realizado trabalhos e ações cujo objetivo seja o reconhecimento, a valorização e a proteção das mulheres.

A cerimônia contou com a participação da vice-prefeita e ex-vereadora, Regina Braga, autora da comenda Bárbara Heliodora, que em seu momento de fala destacou sobre a luta feminina no século XXI. “Bárbara Heliodora e Beatriz Brandão foram mulheres fortes e poderosas, que escreveram uma história linda e que nos representam até hoje. Elas defenderam, em pleno século XVIII, causas importantíssimas que dizem respeito às mulheres até os dias de hoje. A nossa luta ainda é difícil, são muitos desafios, são muitos preconceitos. Essa é uma noite especial, pois estamos homenageando mulheres e instituições excepcionais, que têm como causa primordial, defender a nossa luta, a luta das mulheres”, enfatizou.

Também estiveram presentes na solenidade os vereadores Alex Brito, Kuruzu,  Lilian França, Luiz Gonzaga do Morro, Matheus Pacheco, Naércio Ferreira e Renato Zoroastro. Também participou a Secretária de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto, Margareth Monteiro, que fez uma fala histórica sobre a biografia de Beatriz Brandão e Bárbara Heliodora.

A vereadora Lilian França (PDT), única mulher no Poder Legislativo, também teve um momento de fala. Durante seu discurso, Lilian lembrou a luta de Beatriz Brandão e Bárbara Heliodora, ressaltando a questão feminina na atualidade. “A Comenda Bárbara Heliodora busca homenagear pessoas e instituições preocupadas com a igualdade de gênero, que combatam o machismo e preconceito e que promovam a inclusão de nós, mulheres, nas decisões políticas e nos espaços de poder. Por sua vez, a Comenda Beatriz Brandão põe em evidência pessoas que lutam a favor da causa e dos direitos das mulheres. Ou seja, é uma discussão atual, onde nós mulheres estamos avançando, mas ainda precisamos de luta. Por isso, gostaria de agradecer e de demonstrar o meu mais sincero respeito por quem tem desenvolvido, nesta cidade, as políticas necessárias para a emancipação de todas as mulheres. Juntas, somos muito mais fortes”, disse.

Por fim, o vereador Luiz Gonzaga (PL), presidente da Casa Legislativa, reafirmou o compromisso da Câmara Municipal de romper, em seus meios legais, com preconceitos, buscando desenvolver ações públicas de segurança, bem como de favorecimento da qualidade de vida das mulheres em Ouro Preto. “Felizmente, as mulheres estão cada vez mais conscientes de todas as suas potencialidades e direitos, mas precisamos incentivá-las, lembrá-las e auxiliá-las, pois muitas delas ainda desconhecem o seu valor ou são desvalorizadas. Por isso, nós, como vereadores, temos que deixar registrado nesta Casa Legislativa e agraciar pessoas que lutam pelos direitos femininos mais essenciais. Lembrando que todas agraciadas foram escolhidas de forma democrática através dos Conselhos Deliberativos formados por representantes de importantes instituições”, destacou.

Homenageadas – Comenda “Beatriz Francisca de Assis Brandão”
Marilda Dionísia da Silva Costa
Nina Caetano
Rosa de Lima Barbosa Leite