Câmara Municipal de Ouro Preto - Câmara Municipal inicia primeira etapa de restauração e reforma de casarão histórico que funcionará como sede administrativaCâmara Municipal de Ouro Preto - Câmara Municipal inicia primeira etapa de restauração e reforma de casarão histórico que funcionará como sede administrativaCâmara Municipal de Ouro Preto - Câmara Municipal inicia primeira etapa de restauração e reforma de casarão histórico que funcionará como sede administrativaCâmara Municipal de Ouro Preto - Câmara Municipal inicia primeira etapa de restauração e reforma de casarão histórico que funcionará como sede administrativaTeve início em janeiro deste ano a primeira etapa de restauração, reforma e adequação do novo prédio adquirido pela Casa Legislativa já está sendo realizada.

A aquisição do novo casarão histórico, que abrigará a estrutura administrativa da Câmara, se deu através de um contrato amigável de desapropriação, realizado entre a Prefeitura e a Casa Legislativa em agosto de 2021. O casarão histórico possui uma localização privilegiada e estratégica, pois se encontra próximo do atual prédio da Câmara Municipal, permitindo uma integração entre os espaços.

Durante esta primeira fase da reforma, os projetos de restauração arquitetônica e de engenharia serão elaborados pela empresa Tramela Arquitetura e Engenharia, vencedora do processo licitatório. A empresa, cuja equipe é composta por seis membros, entre engenheiros, arquitetos e restauradores, irá elaborar os projetos necessários para o início das obras, bem como realizar os diagnósticos do casarão, através de uma pesquisa histórica e prospecção arquitetônica, além de acompanhar o andamento da obra em si.

A arquiteta responsável pelos projetos, Ana Luísa Gomes Coelho, informou que os resultados dos estudos da primeira etapa levarão cerca de um mês para serem concluídos, e que o diagnóstico do casarão e as propostas de intervenção podem levar cerca de seis meses para serem finalizados. “Nós vamos, primeiramente, trabalhar com o levantamento do diagnóstico da casa. Depois, vamos partir para o projeto de adequação arquitetônica e de restauração. Com a aprovação destes, a gente parte para os projetos de engenharia: o projeto elétrico, hidráulico, sanitário, de proteção e combate a incêndios, dentre outros”, disse.

A arquiteta informou ainda que, após a conclusão dos projetos, será elaborada uma planilha orçamentária completa da obra, de modo que seja feita uma licitação para que outra empresa execute o projeto. “A execução da obra deve ser iniciada no final do ano, após ser feito todo o planejamento necessário”, apontou.

Para Ana Luísa, a aquisição do imóvel foi uma importante ação da Câmara Municipal também para contribuir com a preservação do patrimônio histórico. “A história de Ouro Preto é contada através de suas construções. Por isso, a preservação da casa representa a preservação da história e da cultura da cidade. Conhecer e investigar o imóvel, saber como ele foi construído, acaba trazendo inúmeras referências culturais da época”, ressaltou.

O presidente da Câmara,  vereador Luiz Gonzaga do Morro, apontou as vantagens da aquisição deste novo imóvel, ressaltando a nova dinâmica de trabalho da Casa e a importância da preservação do patrimônio. “Com esse novo prédio será possível estender nosso trabalho, já era um desejo de outras gestões, que agora, finalmente, estamos tornando realidade. Nosso atual espaço é muito limitado, o que dificulta, muitas vezes, que possamos exercer nossa função de maneira efetiva. Ao adquirir este casarão será possível atender o povo com muito mais eficiência, além de garantir que o patrimônio histórico seja preservado, levando a história do município adiante”, falou.

Anterior Confecção de identidades segue suspensa no CAC Polo Cachoeira do Campo