Câmara realiza entrega da Comenda Beatriz Brandão

Câmara Municipal de Ouro Preto - Câmara realiza entrega da Comenda Beatriz BrandãoNa próxima quarta-feira (31), a Câmara Municipal de Ouro Preto realiza a Sessão Solene para a entrega da Comenda Beatriz Francisca de Assis Brandão. O evento será às 19h, no Plenário do Legislativo, com a homenagem a cinco mulheres que se destacam em trabalhos nas áreas de educação e arte em prol do município.

As agraciadas deste ano são: Angela Maria Leite Xavier; Anna Amélia Lopes de Oliveira; Cláudia Aparecida Marliére de Lima; Maria Agripina Neves e Maria da Glória Santos Laia. As homenageadas foram indicadas pelo Conselho da Comenda, formado por representantes da Câmara Municipal, da Prefeitura, da Ufop e da sociedade ouro-pretana.

Beatriz Brandão nasceu em Ouro Preto, em 1779, e faleceu no do Rio de Janeiro em 1868. Foi uma das primeiras escritoras do Brasil a publicar textos e fundou a primeira escola para meninas de Vila Rica. Viveu em um panorama político tumultuado, que tinha como pano de fundo a Inconfidência Mineira. Poetisa, musicista e tradutora, ela ousou desafiar o rígido sistema patriarcal de seu tempo enfrentando a tirania e o preconceito de uma sociedade que discriminava a presença feminina no universo político, social e cultural.

Criada por um projeto de resolução nº 13/2005, a Comenda Beatriz Brandão é entregue a cada dois anos. A homenagem marca, de certa forma, um regresso da escritora à sua terra; é um reconhecimento da Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade ao importante legado que sua filha Beatriz deixou, seja nas Letras, seja na História do país, além de enaltecer e reconhecer os trabalhos desenvolvidos pelas homenageadas.

Anterior Festa do 21 de abril motiva Audiência Pública