Câmara realiza entrega da Comenda da Liberdade Chico Rei

Câmara Municipal de Ouro Preto - Câmara realiza entrega da Comenda da Liberdade Chico Rei
Na última sexta-feira (26), a Câmara Municipal de Ouro Preto realizou a cerimônia de entrega da Comenda da Liberdade Chico Rei. A solenidade seguiu todos os protocolos de prevenção contra à Covid-19.

Participaram da solenidade o ex-vereador Chiquinho de Assis, autor da Comenda; os membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR); o diretor de Promoção da Igualdade Racial, Kedison Guimarães, representando o Executivo Municipal; os vereadores Matheus Pacheco (PV), Alex Brito (CIdadania) e a vereadora Lilian França (PDT).

Criada através da Resolução N° 18/2017, a Comenda busca homenagear pessoas físicas e jurídicas que tenham realizado trabalhos e ações relevantes para o reconhecimento e o desenvolvimento da promoção da igualdade racial no município, no estado ou no país.

Os homenageados foram indicados e escolhidos via Conselho composto pelos vereadores Alex Brito, Lilian França e Naércio Ferreira, e por representantes do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) e do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC).

Segundo Chiquinho, a preservação da memória do povo negro só pode ser alcaçanda com representatividade. “Essa Comenda vai em homenagem a todo o nosso povo negro, do mais pobre ao mais estudado. É uma Comenda que pede reconhecimento, que pede uma abertura”, apontou.

A historiadora, pesquisadora, atriz, mobilizadora e produtora cultural, Sidnéa Francisca do Santos, agraciada com a Comenda, em seu momento de fala, lembrou da luta histórica dos negros em Ouro Preto, ressaltando diversas personalidades do município que contribuíram para a conquista de direitos para a população de origem afro-brasileira. “Quero saudar a todas as pessoas que estão na luta anti-racista conosco. Uma luta que não começou agora, que vem de muitas décadas e que começa a dar seus frutos agora. Uma andorinha sozinha não faz verão, por isso nós estamos nos juntando, nossa voz tem que ser ouvida. Acho que nunca antes na história dessa Câmara tantos pretos estiveram reunidos em um único dia para serem homenageados”, disse.

Para o vereador Alex Brito, membro do Conselho, é importante homenagear agentes que lutam em prol da igualdade racial. “ É um dia de muita felicidade, estou embargado de emoção. Aqui, hoje, eu me sinto representado. Essa Câmara, hoje, me representa. Esse movimento que está aqui me representa. É uma honra ter todos vocês aqui”, destacou.

Por fim, o vereador Matheus Pacheco (PV), presidente da Sessão Solene, ressaltou o compromisso da Casa Legislativa em realizar, junto à comunidade, políticas públicas favoráveis à toda população. “A Câmara Municipal é um ambiente favorável a todos os tipos de ações e a tudo aquilo que o nosso povo anseia. Este espaço precisa ser utilizado, também, por vocês, juntos conosco, para a efetivação de políticas públicas. Nós precisamos dar as mãos para construirmos uma cidade melhor”, evidenciou.

Homenageados

• Associação Amigos do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia (AMIREI)
  • Antônio Marcos de Paula (Tunico dos Telhados)
  • Escola de Música e Casa de Arte Samba Preto Choro Jazz