Câmara reivindica restauração e proteção de igrejas

Câmara Municipal de Ouro Preto - Câmara reivindica restauração e proteção de igrejas

Na 13ª Reunião Ordinária da Câmara de Ouro Preto, realizada na terça-feira (16), os parlamentares apontaram a necessidade de ações mais concretas em relação aos bens patrimoniais do município. Especialmente, sobre igrejas tombadas como patrimônio histórico, arquitetônico, cultural e religioso que necessitam de restaurações, bem como ferramentas de proteção.

Pensando nisso, o Vereador Júlio Gori (PSC) apresentou a Representação Nº 50/2021, que requer intervenções na Igreja Matriz do distrito de São Bartolomeu, como reparos no telhado, nas paredes e no muro de pedras centenário da Matriz, além do fechamento do acesso ao adro, que tem sido mal utilizado, e a instalação de refletores de luz e câmeras de monitoramento.

De acordo com o vereador, estes reparos e a segurança são anseios dos moradores do distrito. “Nos finais de semana tem um trânsito muito grande, visitantes estacionam em volta da igreja e fazem churrasco, fazem manobras arriscadas e até práticas ilícitas como uso de drogas e atos obscenos. É uma verdadeira farra”, alegou.

Outro ponto observado pela Vereadora Lilian França (PDT), que consta como uma das reivindicações da população é sobre a Igreja Senhor Bom Jesus de Matozinhos, que fica localizada no bairro Cabeças. O templo religioso faz parte das memórias e é local da expressão da fé por parte dos fiéis e moradores do bairro e também precisa de restauração. Neste sentido, a vereadora apresentou a Representação Nº 53/2021, que solicita ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) informações sobre obras de restauro.

De acordo com a vereadora, a proposta vem no viés do respeito a fé e a cultura local. “Há um sentimento de pertencimento, então temos que analisar o que pode ser feito para agilizar”, disse.

O Vereador Zoroastro (MDB) elogiou a representação e acrescentou que muitas pessoas questionam sobre o andamento das obras. “A igreja foi interditada e não deram prosseguimento. Infelizmente, isso acontece e neste caso, a obra nem mesmo começou direito”, complementou.

Ainda na questão do patrimônio, foi debatido e aprovado o Requerimento Nº 77/2021, de autoria do Vereador Alex Brito (Cidadania), que pede à Secretaria de Cultura e Patrimônio e ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural de Ouro Preto (COMPATRI) o registro dos grupos de Congados como Patrimônio Imaterial de Ouro Preto.

Alex mostrou algumas fotografias dos Reinados de Congados do município e reforçou a necessidade de preservar e valorizar a cultura, arte e a fé no município e os congados fazem parte da história. “Nada mais expressivo do que os dez Congados de Ouro Preto.”, declarou.

Obras

Durante a reunião, outras matérias referente a pedidos de obras foram aprovadas, como o Requerimento Nº 79/2021, de autoria de Mercinho (MDB), que requer detalhes sobre a reforma da Escola Professor Washington Andrade, localizada na Serra dos Cardosos; o Requerimento Nº 81//2021, de autoria de Naércio França (Republicanos), que pede a finalização das obras nas estradas vicinais de Santo Antônio do Leite, na comunidade de Chapada; e o Requerimento Nº 82//2021, de autoria de Kuruzu (PT), que pleiteia informações acerca das obras das 96 casas do Residencial Vila Alegre, localizado atrás do Caic, em Cachoeira do Campo.

Anterior Câmara amplia serviço de emissão de identidades