Câmara se reúne com Samarco para discutir plano de desenvolvimento econômico

Câmara Municipal de Ouro Preto - Câmara se reúne com Samarco para discutir plano de desenvolvimento econômicoNa última sexta-feira (26), a Câmara Municipal se reuniu com representantes da Samarco para discutir a respeito do Programa de Apoio de Desenvolvimento de Alternativas Econômicas e diagnóstico do município (PADE).

Participaram da reunião o presidente da Câmara, o vereador Luiz Gonzaga (PL), o Assessor Parlamentar André Albuquerque, representando o vereador Matheus Pacheco (PV), o  Coordenador de Relações Institucionais Guilherme Louzada e os representantes da PAN Soluções e Consultoria, André Ferreira e Lucimara Mendonça.

Assim como o projeto da estrada que liga Ouro Preto à Antônio Pereira, o PADE também é uma condicionante da empresa, e, tem como objetivo estruturar a economia  a nível municipal em locais de atuação da companhia, por meio de um diagnóstico para diversificação econômica.

De modo a diminuir a dependência da mineração em Ouro Preto, a Samarco fez um levantamento de dados a fim de diagnosticar as principais fragilidades do município. Nos pontos analisados, a empresa identificou como fortes os aspectos do turismo, enfatizando o plano municipal para as atividades turísticas, e o empreendedorismo, uma vez que 798 novas empresas foram abertas em 2020 no município.

Em contrapartida, como pontos fracos, a empresa ressaltou a baixa arrecadação agrícola, tendo em vista o êxodo rural existente em Ouro Preto, e a baixa eficiência no índice de investimento por parte do município em tecnologia e inovação.

O Presidente da Câmara, Luiz Gonzaga, se manifestou a respeito do diagnóstico, enfatizando a importância da mineração para o município. “Nós somos muito dependentes da mineração. É preciso que aconteça um diálogo sólido, para que o município atraia as empresas, e não as expulsem, precisamos do desenvolvimento. É importante também que todos os avanços aconteçam de forma equilibrada e sustentável. Devemos ainda buscar sempre atividades alternativas”, comentou.

Anterior Samarco participa da Tribuna Livre para esclarecer sobre pavimentação de estrada