Câmara sedia evento da Rede Cidadã

Câmara Municipal de Ouro Preto - Câmara sedia evento da Rede CidadãCom o nome do Dia da Violência e Paz, na tarde dessa segunda-feira (29), a Câmara Municipal de Ouro Preto sediou evento do projeto Rede Cidadã. O objetivo foi alertar alunos, professores, pais, governantes e sociedade em geral para a necessidade de uma educação voltada para a paz, pregando valores como respeito, igualdade, tolerância, solidariedade e cooperação.

O evento celebrou antecipadamente o Dia Escolar da Não Violência e da Paz. Instituída em 1964 na Espanha, a data foi escolhida internacionalmente em 30 de janeiro por lembrar a morte do pacifista Mahatma Gandhi no ano de 1948. “Foi um dia importante, pela palestra, pudemos perceber que existem muitos tipos de violência para além da física e verbal. Fiquei mais consciente da delicadeza que temos que tratar esse assunto e sermos pessoas melhores com o próximo”, relata Alan Jonas Ferreira, 19 anos, participante da Rede Cidadã.

As atividades tiveram início com uma palestra de conscientização sobre nossas ações como cidadãos para promover a paz, a justiça e combater a violência. “É um prazer estar aqui na Câmara, que é a Casa do Povo, onde tive a oportunidade de participar como palestrante para debater esse tema que não devemos ter medo de conversar. Espero que cada palavra dita realmente ecoe na vida desses jovens, para que eles consigam mudar algum hábito que possa gerar a violência”, destaca Davison Celino, cabo do 52º Batalhão da Polícia Militar.

O encontro foi encerrado com uma apresentação musical do grupo Quatro Cordas, na sacada do prédio da Câmara Municipal. Na praça, os jovens integrantes do projeto seguravam faixas com frases em apoio ao combate a violência. “Encerramos as atividades com essa apresentação belíssima. E pensando: porque nós vamos falar desse tema dentro do nosso território sem levar essa ação pra rua? Por isso que entramos em contato com o Legislativo e demais parceiros para realizarmos esse encontro aqui; que foi muito proveitoso” disse Cláudia Martinha, coordenadora da Rede Cidadã em Ouro Preto

Anterior Câmara de Ouro Preto realiza primeira reunião ordinária de 2018