Câmara solicita criação de um centro regional de enfrentamento à pandemia

Câmara Municipal de Ouro Preto - Câmara solicita criação de um centro regional de enfrentamento à pandemiaDurante a 33ª Reunião Ordinária de 2021, realizada nesta terça-feira (04), foram aprovadas a Representação Nº 165/2021 e o Requerimento Nº 215/2021, ambas de autoria do vereador Matheus Pacheco (PV), solicitando a criação de um centro regional de enfrentamento à pandemia,  em parceria com as cidades de Mariana e Itabirito.

Segundo o vereador autor, em razão da Santa Casa de Misericórdia, que é um hospital regional que contempla os três municípios com a mesma oferta de leitos de UTI, estar operando com capacidade máxima desde 2020, mesmo com a criação de 10 novos leitos, o risco de colapso no sistema de saúde da região vem aumentando cada vez mais, tendo em vista o atual estágio da pandemia.

De acordo com Matheus, a intensa relação econômica entre os três municípios acaba gerando uma grande circulação de pessoas. “Sabemos da alta ligação dos municípios, como um precisa do outro, como a circulação entre eles é grande. Mariana, um tempo atrás, proibiu a venda de bebidas alcoólicas no período da Onda Roxa e os supermercados de Ouro Preto receberam muita gente de lá, que vieram comprar por aqui. As cidades precisam conversar. Nós sabemos que já existe o Comitê Municipal, mas a gente precisa que as três cidades se ajudem, que colaborem” , apontou.

Transparência no combate à pandemia

Também durante a reunião, foram aprovados o Requerimento Nº 212/2021, de autoria do vereador Júlio Gori (PSC) e assinado conjuntamente pelos vereadores Zé do Binga (PV), Renato Zoroastro (MDB), Luciano Barbosa (MDB) e Alex Brito (Cidadania), e o Requerimento Nº 218/2021, de autoria do vereador Renato Zoroastro.

O Requerimento Nº 212/2021, assinado em conjunto pelos vereadores membros da Comissão Especial para assuntos relacionados ao enfrentamento e combate à COVID-19 no município, encaminhado ao Prefeito Municipal e à Secretária Municipal de Saúde, solicita informações acerca da execução do Plano Municipal de Vacinação.

Em sua justificativa, os parlamentares pedem informações sobre qual a porcentagem da população já recebeu a primeira dose da vacina, se há insumos suficientes para aplicação da segunda dose em todas as pessoas, qual porcentagem dos profissionais da linha de frente receberam as duas doses do imunizante, a porcentagem dos profissionais das forças de segurança do município que receberam a primeira dose, se há previsão para o início da imunização dos professores da rede pública e se as pessoas com comorbidades já foram informadas de quando se dará o início da sua imunização.

Já o Requerimento Nº 218/2021 solicita ao Prefeito, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania e a Secretaria de Saúde informações sobre os recursos financeiros no combate à covid-19.

Nesse sentido, visando trazer maior transparência para a população, o parlamentar requerente questionou ao Poder Público sobre qual o valor recebido pelo município entre o período de abril de 2020 e abril de 2021, por secretaria, para o enfrentamento da pandemia, como tais recursos recebidos foram gastos e quais foram as dispensas de licitação realizadas no período referente a pandemia.

Anterior Eliminação do trabalho infantil será tema de Audiência Pública