Câmara solicita retomada do SENAI em Ouro Preto

62ª Reunião Ordinária de 2022

Câmara solicita retomada do SENAI em Ouro Preto

Durante a 62ª Reunião Ordinária de 2021, realizada nesta quinta-feira (29), foi aprovada a Indicação Nº 369/2022, de autoria do vereador Vander Leitoa (Solidariedade), solicitando providências para retomada das atividades do SENAI em Ouro Preto.

Segundo o vereador autor, o SENAI, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), no passado teve um papel substancial na cidade, consolidando o desenvolvimento econômico do município por meio da formação de novos profissionais.

Para Leitoa, tendo em vista a alta demanda nas localidades onde há operações de grandes empresas de mineração e de diversos setores comerciais e industriais, a presente indicação, encaminhada ao Prefeito Municipal, é de caráter de urgência, uma vez que o SENAI possui a capacidade de formar novos trabalhadores que serão capazes de desenvolver estes setores. “Estamos pedindo mais uma vez para que o Governo tenha essa atenção. A gente fala de diversificação de renda, mas as pessoas estão preparadas? O SENAI é uma forma de preparar os jovens, de preparar as pessoas”, ressaltou.

O vereador Naércio Ferreira (Republicanos) também ressaltou a importância do SENAI para o desenvolvimento da juventude de Ouro Preto. “Faz muita falta esse equipamento, traz um prejuízo muito grande na formação cidadã e na formação profissional dos nossos jovens ouro-pretanos”, destacou.

Nesse sentido, o vereador Alex Brito (Cidadania) evidenciou a necessidade de capacitação dos jovens para que estes possam se qualificar e adentrar no mercado de trabalho. “Tendo o SENAI em Ouro Preto, os nossos jovens começam a ter o aprimoramento para o mercado de trabalho, que está aquecido. O mercado de trabalho em Ouro Preto, devido ao turismo, que hoje é uma tendência, está sentido falta de mão de obra qualificada”, afirmou.

De acordo com o Presidente da Casa Legislativa, vereador Luiz Gonzaga do Morro (PL), a retomada do SENAI no município é de extrema importância também para fomentar o desenvolvimento de áreas carentes de Ouro Preto. “Hoje se criam grandes movimentos, por exemplo, na Bauxita, com a Universidade e outras empresas, mas e o outro lado, o lado dos morros, onde moram mais de 13 mil habitantes? Essas áreas precisam do SENAI como uma forma de reconhecimento e desenvolvimento”, apontou.

Desenvolvimento Econômico

Também durante a Reunião, foi aprovada a Indicação Nº 380/2022, de autoria do vereador Renato Zoroastro (MDB) e encaminhada ao Prefeito Municipal e ao Secretário Municipal de Fazenda, solicita ao Executivo que estude a possibilidade de destinar um percentual da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) para o Fundo de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ouro Preto (FUNDES).

Anterior Distrito de Santa Rita de Ouro Preto recebe programa Câmara Itinerante