MEMORIAL

MEMORIAL

Memorial Histórico e Político da Câmara Municipal de Ouro Preto (1711-2004)

Dedicado ao Povo de Ouro Preto

Introdução

O Memorial Histórico e Político da Câmara Municipal de Ouro Preto consiste em um espaço museológico dedicado à memória administrativa da cidade de Ouro Preto e aos fatos e personalidades que marcaram a sua longa trajetória histórica.

Em termos aritméticos apenas, a Câmara e a Municipalidade completam 294 anos de existência, em 8 de julho de 2004, ao passo que a ocupação e povoamento do território de Ouro Preto completam 305 anos. Em termos qualitativos, porém, é pouco provável que se possa alcançar a dimensão exata destes três séculos de experiências humanas, vividas e sofridas neste dourado pedaço de chão. Uma coisa, porém, é certa – muito do mais profundo da alma brasileira se formou entre estas montanhas. Tudo que move o homem na sua luta cotidiana –fé, ambição, família, ideologia, identidade, ascensão social, inclusão, poder, conhecimento – mostrou-se de maneira particularmente candente e exacerbada na construção deste espaço urbano.

Como abertura da mostra, apresenta-se seccionada a tela de Pedro Corrêa de Araújo, não só como uma clara referência à natureza fragmentária da mostra, mas que, em seu status de obra inacabada, relembra que, como toda cidade viva, Ouro Preto é também uma obra em aberto e fragmentada, formada pela justaposição de bairros e de distritos, reunidos sob a mesma Municipalidade. Resta, porém, uma diferença essencial: a cidade é uma obra coletiva e cabe ao povo de Ouro Preto, às suas instituições e a todos que amam esta cidade, não só acrescentar a parcela que compete a esta geração, mas permitir que as futuras gerações recebam intacto e ampliado, o inigualável legado patrimonial que se encontra hoje sob os seus cuidados.

A Exposição

O acervo do Memorial consiste em uma coleção iconográfica e documental relativa à história da cidade de Ouro Preto e sua Câmara, apresentada sob a forma de reproduções fac-similares, distribuídas por cinco ambientes montados em seu tradicional casarão da Praça Tiradentes, sede da Câmara Municipal desde 1863. Paralelamente à mostra, foi desenvolvida uma página dedicada ao Memorial no site da Câmara, em que são apresentados aspectos significativos da história e da atuação política da Câmara Municipal, no sentido de divulgar e estimular a pesquisa dos temas que interessam à memória da Câmara e da cidade que ela representa.

Módulo II. Sala térrea: A Atuação da Câmara – neste módulo, apresentam-se algumas formas da intervenção ordenadora da Câmara no espaço urbano e sua Casa da Câmara e Cadeia. Apresenta, também, diversas modalidades de interferências da Câmara no cotidiano dos moradores de Vila Rica/Ouro Preto, em seus aspectos sanitários, econômicos, urbanísticos, sociais, culturais e outros.

Módulo III. Vestíbulo superior: A Câmara – a história institucional, funcionamento e aspectos políticos. Presidentes da Câmara.

Módulo IV. Sala da Presidência. Aberto à visitação eventual.

Módulo V. Corredores e Plenário: Aspectos políticos da Câmara atual, Vereadores e o Povo de Ouro Preto.

Ilustrando todo o trajeto, apresentam-se painéis expositivos, tendo como tema, obras públicas realizadas pela Câmara, em seu antigo estatuto executivo.

Anterior HISTÓRIA

Deixe O Seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.