

A Campanha Nacional do Ministério da Saúde 2021 para o Agosto Dourado segue o slogan “Amamentação é proteção para a vida inteira”. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.
De acordo com a Educadora Parental e Doula, Michele Brandão, não há alimento comparativo ao leite materno. “O leite materno oferece condições para a mãe que deseja amamentar seu filho, e isso é algo muito além do ‘ter leite nos seios’. Por isso, o Agosto Dourado orienta e incentiva o aleitamento materno, pois é preciso que a população tenha acesso à informação de qualidade, bem como aos profissionais preparados para o manejo da amamentação e manutenção desta atividade por pelo menos até o segundo ano de vida, o que é preconizado pela OMS. Além disso, também é necessário que o Poder Público intervenha na situação, para que sejam feitas políticas públicas que subsidiem essa nutriz”, afirmou.
A amamentação em locais públicos é permitida por lei, como definido no Art. 9º da Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, onde é assegurado à lactante o direito de amamentar a criança em todo e qualquer ambiente, público ou privado, ainda que estejam disponíveis locais exclusivos para a prática.
Vale ressaltar que os banheiros públicos da Secretaria de Turismo, localizados na Casa de Gonzaga, dispõem de trocadores, garantindo assim, o acolhimento das mães lactantes em visita à cidade.
“Amamentaço”
Para abrir o Agosto Dourado, no dia 1º, no adro da Igreja São Francisco de Assis, foi realizado o “Amamentaço”, com a participação de mães e seus bebês.
O objetivo da ação foi, de forma forma imagética, estimular a amamentação, mostrando mães reais amamentando seus filhos.
O evento contou com o apoio da Prefeitura de Ouro Preto, através da Secretaria Municipal de Turismo; da Câmara Municipal de Ouro Preto e do Movimento Ouro Preto pela Infância (MOPI).
Agosto Dourado no município
O Agosto Dourado foi instituído em Ouro Preto por meio do Projeto de Lei Ordinária Nº 284/2021, de autoria da vereadora Lílian França (PDT), também englobando a Semana Municipal do Aleitamento.
A proposta da vereadora sintoniza-se com as políticas de inclusão e participação feminina nas principais questões em debate no município.