Centro de Atendimento ao Cidadão certifica integrantes do Parlamento Jovem e do Vereador Estudante

Encerramento e certificação dos Projetos Vereador Estudante 2011-2012 e Parlamento Jovem de Ouro Preto 2012 ocorreu durante Reunião Ordinária da Câmara

4-12-12

Na terça-feira (4), o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal de Ouro Preto realizou Cerimônia de Encerramento dos Projetos Parlamento Jovem 2012 e Vereador Estudante 2011-2012. A solenidade aconteceu durante a Reunião Ordinária do Legislativo e certificou 25 jovens parlamentares e 22 vereadores estudantes.

Para a integrante do Parlamento Jovem, Andressa Karoline da Cruz, “fica a experiência de saber o que é Política, como é trabalhada e todo o aprendizado”, além da convivência com os outros integrantes – destacada pela jovem como uma grande oportunidade. De acordo com a monitora do Parlamento Jovem de Ouro Preto, Lívia Melo, integrante do Núcleo de Direitos Humanos da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), o tema ‘Educação Cidadã’ trabalhado nesta edição foi muito bem recebido pelos alunos do Ensino Médio e o resultado foi um sucesso. “Vimos pelas propostas elaboradas por eles que realmente estão engajados, muito interessados e que sentiram o valor do objetivo do Projeto”, afirma Lívia que foi certificada junto aos outros sete monitores que atuaram no Projeto.

O vereador estudante Thiago Fernandes Gomes acredita que o Projeto desmitificou a sua percepção sobre a Política. “Pude perceber que Política não é como a gente achava que fosse uma coisa chata. Tivemos a oportunidade de conhecer escolas que não conhecíamos e ficamos sabendo das que estavam mais prejudicadas e o que poderia ser feito”, pontua Thiago.

“Ficamos muito satisfeitos com o resultado dos dois Projetos, com a participação e o envolvimento de todos”, aponta a coordenadora do CAC, Mariana Andrade. “E ficamos felizes também por notamos o amadurecimento dos estudantes e pelo fato de poder contribuir com a formação política desses jovens”, conclui.

Esta foi a terceira edição do Parlamento Jovem de Minas realizada pela Câmara de Ouro Preto em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e com o Núcleo de Direitos Humanos da Ufop. O Projeto Vereador Estudante foi criado em 2005 pela Câmara Municipal e trabalha com estudantes do Ensino Fundamental das escolas de Ouro Preto e distritos.

Anterior Gestor de Projetos da Adop explica, na Câmara, situação do galpão da Associação dos Catadores do Padre Faria