Nessa terça-feira (19/11), a Câmara Municipal de Ouro Preto realizou Sessão Solene onde foi concedida a “Cidadania Honorária de Ouro Preto” ao Procurador-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Dr. Jarbas Soares Júnior; que é natural de Montes Claros.
A honraria foi proposta pelo vice-presidente da Casa, vereador Renato Zoroastro e, através da Resolução nº 624/2024, o Legislativo Ouropretano aprovou e concedeu o título em maio deste ano. A solenidade contou com a presença dos vereadores Kuruzu e Lílian França, além do presidente Zé do Binga; do prefeito Angelo Oswaldo; do Promotor de Justiça do Ministério Público de Ouro Preto, Dr. Flávio Jordão; do Procurador do município de Ouro Preto, Dr. Diogo Ribeiro dos Santos; do Chefe de Gabinete do Executivo, Dr. Zaqueu Astoni Moreira.
Em trechos do seu discurso, Dr. Jarbas lembrou que “uma das minhas várias atitudes quando estive Promotor de Ouro Preto foi a proibição de trânsito pesado no centro da cidade […] por aqui, a história de minha família começou, quando meu bisavô chegou de Portugal no Século XIX e, agora, em 2024, seu bisneto aqui volta para se tornar o ouropretano que sempre foi”, destacou o homenageado.
Este reconhecimento chancela não só o trabalho de Dr. Jarbas como Promotor de Justiça na Comarca de Ouro Preto de 1990 a 1992, mas, também, o seu atual empenho com as pautas da Cultura e Patrimônio através de projetos do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), onde Ouro Preto sempre foi contemplado.
Com isso, o Poder Legislativo Municipal referendou esta destacada personalidade e sua contribuição para a sociedade e nossa cidade que é símbolo da história e cultura de Minas Gerais e do Brasil.