Câmara Municipal de Ouro Preto - Cidadãos e entidades são reconhecidos na última entrega de Moção de Aplauso de 2019Durante a Reunião Ordinária dessa terça-feira (12), o Legislativo ouro-pretano realizou mais uma entrega de Moções de Aplauso. A homenagem reconhece pessoas e entidades ouro-pretanas pela sua expressão na sociedade nas áreas social, cultural, educacional e esportiva. Essa foi a última entrega de Moções de Aplauso do ano de 2019.

A professora Tatiana Valessa Nobis Gomes, coordenadora da Escola Municipal José Estevão Braga, de Engenheiro Corrêa, foi homenageada pela vereadora Regina Braga (PSDB) e destacou a importância de receber a Moção. “É um reconhecimento de muito tempo de trabalho, de dedicação, não sozinha, mas com uma grande equipe. São seis profissionais que atuam na Instituição. Uma junção de brilhantismo e competência. Tanto é que nossa escola é reconhecida pela turma multisseriada, oferecendo ensino de qualidade na região. Agradeço também a comunidade de Engenheiro Corrêa que é muito participativa e deposita confiança no nosso trabalho e, principalmente, as nossas crianças, que são os nossos amores da Escola”.

Uma das homenageadas da noite pelo vereador Chiquinho de Assis (PV) foi Vanilda Cláudia Costa de Paula Alves, proprietária do Bar da Nida, estabelecimento que completa 20 anos em 2019. “Agradeço ao Chiquinho por ele ter reconhecido o nosso trabalho. Pra gente é muito gratificante porque como não estamos no centro da cidade, ter um bar no alto da serra, que tem um movimento cultural em que muitas pessoas frequentam, pra gente é muito importante. Tanto eu, como toda minha equipe ficamos muito agradecidos. Trabalhamos juntos porque se não fosse essa soma toda a gente não estaria aqui hoje recebendo essa homenagem”, disse.

Luana Carla Martins, pesquisadora da UFMG, teve sua tese de doutorado sobre Miguel Burnier desenvolvida entre os anos de 2014 e 2018. O vereador Geraldo Mendes (PCdoB) reconheceu os estudos da pesquisadora. “Essa Moção é muito importante porque acredito que retoma a relevância histórica e política do distrito no cenário contemporâneo. Um distrito que é passível de muitos interesses minerários, mas, ao mesmo tempo, com uma comunidade muito carente de recursos, carente de um olhar para a infraestrutura local. A tese, que foi recentemente premiada pelo Grande Prêmio UFMG de Teses 2019 teve o intuito de aproximação com a comunidade, fizemos o trabalho junto com elas. Foi uma tese que promoveu um pouco a visibilidade do ponto de vista histórico, antropológico e arqueológico do potencial de Miguel Burnier que é enorme. A ideia dessa Moção também é retomar a fala dessas pessoas”, pontuou.

O vereador Marquinho do Esporte (SD) presidiu a cerimônia e destacou a importância da homenagem. “Gostaria de agradecer a todos os presentes aqui hoje, a todos os envolvidos, os convidados e agraciados. Essa é uma ferramenta da Casa. É um momento ímpar de parabenizar as pessoas e entidades que se destacam no município. É o momento que você pode conhecer pessoas e projetos diferentes. Ao mesmo tempo que é gratificante para nós também é gratificante para aquelas pessoas que estão sendo agraciadas. Ver a Casa cheia demonstra que foi um sucesso. Fico muito feliz, quero agradecer a Casa por colocar em prática os projetos que foram aprovados”.

Nas redes sociais oficiais da Câmara de Ouro Preto (Facebook e Instagram) você confere imagens do evento.

Confira os agraciados com a Moção de Aplauso e os respectivos vereadores-autores:

Bar da Nida: vereador Chiquinho de Assis (PV)
Bar do Glácio: vereador Chiquinho de Assis (PV)
Bar do Pelé: vereador Chiquinho de Assis (PV)
Cor Jesus de Oliveira Santana: vereador Marquinho do Esporte (SD)
Coral Cristo Rei: vereador Chiquinho de Assis (PV)
Cristiane de Cássio Ruivo: vereadora Regina Braga (PSDB)
Diretoria do “Lagoa Futebol Clube”: vereadora Regina Braga (PSDB)
Elaine de Fátima Teixeira: vereadora Regina Braga (PSDB)
Elisângela Moreira da Silva: vereadora Regina Braga (PSDB)
Elizabeth Chades Pinheiro: vereador Vantuir (SD)
Genésio Rodrigues das Dores: vereador Zé do Binga (PPS)