Câmara Municipal de Ouro Preto - Cinco pessoas e instituições são homenageadas com a Medalha Bernardo Pereira de VasconcellosNa noite da última quarta-feira (28), a Câmara de Vereadores de Ouro Preto realizou a cerimônia de entrega da Medalha Bernardo Pereira de Vasconcellos. A solenidade, que foi realizada no Plenário do Legislativo, tem o objetivo de reconhecer pessoas e instituições que prestaram e prestam relevantes serviços ao município.

O presidente da Câmara e integrante do Conselho da Medalha, vereador Juliano Ferreira (MDB), destacou a importância da homenagem. “Bernardo Pereira de Vasconsellos teve uma participação muito ativa na política e na construção do Brasil, principalmente no século XIX. Por ser patrono desta Casa, ele foi escolhido para dar o nome a essa medalha. Todos os homenageados deste noite fazem trabalhos voluntários de extrema importância e que são cruciais para a nossa sociedade. Seja no ramo da preservação do patrimônio ou na construção da cidadania e nas questões sociais. Todos eles têm uma participação muito ativa na nossa cidade. Nós, ouro-pretanos, é que temos a ganhar com os trabalhos que eles fazem. Então, nada mais justo que eles sejam lembrados e homenageados por esta Casa”.

Márcia Arcuri Suñer, professora do Departamento de Museologia da Ufop, foi uma das homenageadas de 2019. “Foi extremamente gratificante esse reconhecimento. É um trabalho cotidiano, tanto em campo, quanto no laboratório e nas salas de aula. Gostaria de compartilhar essa homenagem com a minha colega, a professora Iara Matos. Trabalhamos muito próximas nas metodologias e nas ações com essas comunidades que habitam o entorno do Parque Morro da Queimada e, de forma mais estendida, com a Serra de Ouro Preto. Se nós seguirmos do jeito que viemos trabalhando nos últimos tempos, com todo esse apoio que a gente vem recebendo não só da Câmara, mas instituições e entidades do município, acredito que não demorará tanto pra gente alcançar uma vida de lazer e de turismo, sobretudo de base comunitária, e muito mais rápido e de forma mais sustentável e não tão onerosa quanto se imagina para o município”, disse.

Também receberam a homenagem a Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto (Famop), o Time de Futebol Santa Luzia e Lions Clube de Ouro Preto. Jacques & Maria Helena Boulieu também receberiam a medalha, mas não puderam comparecer ao evento.

Anterior Câmara busca soluções para que a TOP Cultura não seja fechada