Começa o processo eleitoral do projeto Vereador Estudante

Câmara Municipal de Ouro Preto - Começa o processo eleitoral do projeto Vereador Estudante

2007 não é um ano eleitoral, pelo menos para a maioria dos brasileiros. Esse não é o caso dos alunos das escolas de ensino fundamental de Ouro Preto. Na última semana, teve início o processo eleitoral do projeto Vereador Estudante, uma iniciativa da Câmara ouropretana que trabalha com o incentivo à participação de jovens e adolescentes na vida pública municipal. No projeto, 48 representantes das 24 escolas do município – 8 estaduais, 12 municipais e 4 particulares – são eleitos vereadores para a Câmara Estudante, uma simulação do Legislativo Municipal oficial, onde a juventude debate seus problemas e apresenta propostas para concretizar suas expectativas.

A primeira parte do processo eleitoral, a inscrição dos candidatos à Câmara Estudante, terminou nesta sexta-feira. Os pré-requisitos para concorrer a uma vaga no parlamento mirim são: ter no máximo 16 anos e estar cursando no mínimo a 5ª série do ensino fundamental em uma escola de Ouro Preto. Na semana que vem começa a campanha eleitoral nas escolas. Todo esse processo tem como objetivo recriar os mecanismos de um Estado democrático: filiação a partidos (que no Vereador Estudante são imaginários), inscrição da candidatura, campanha eleitoral, debate entre os candidatos, votação, posse e atuação na Câmara. O projeto está em sua terceira edição. Desde 2005, ano em que foi criado, o Vereador Estudante já envolveu mais de 6 mil alunos das escolas do município em suas atividades.

Os candidatos eleitos cumprirão um mandato de um ano participarão de um curso preparatório para a atuação na Câmara Estudante, onde apresentarão e votarão projetos, indicações e representações. Outra atividade da Câmara Estudante são os encontros temáticos, reuniões que percorrem escolas da sede do município e distritos e onde são debatidos temas que fazem parte do cotidiano dos alunos. Em 2007 o Vereador Estudante contará com a parceria da Escola do Legislativo da Assembléia Legislativa de Minas Gerais e da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto.

Foto: Esta semana, alunos das escolas de Ouro Preto escolherão seus representantes na Câmara Estudante

Publicado por: Assessoria de Comunicação em 28/05/2007

Anterior Prorrogado prazo para inscrições no Concurso de Poesias do projeto Vereador Estudante