Câmara Municipal de Ouro Preto - Comissão de Saúde e Poder Executivo discutem andamento da imunização contra à covid-19 em Ouro PretoNesta quarta-feira (09), a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Ouro Preto, representada pelos vereadores Zé do Binga (PV), Kuruzu (PT) e Lilian França (PDT), se reuniu com o Conselho de Saúde Municipal para falar sobre o andamento da imunização da população ouro-pretana contra à COVID-19.

Uma das questões levantadas pelos parlamentares foi em relação à escolha dos grupos prioritários da fila de vacinação. De acordo com a Secretária de Saúde, Glauciane Resende, o município não é responsável por fazer a escolha de quais públicos receberão primeiro as vacinas. “O Ministério da Saúde é o responsável por fazer essas determinações. Ele coordena a campanha de imunização e distribui as vacinas para os estados e municípios”, explicou.

Para o vereador Zé do Binga (PV), presidente da Comissão de Saúde do Legislativo, o ideal é que todos os cidadãos sejam vacinados o mais rápido possível. “Não concordo em ter que indicar quem vacinará, todos têm direito à vida, todos precisam ser vacinados, mas foi muito bem explicado pela secretária a questão da escolha prioritária e vimos que Ouro Preto está muito bem organizada em relação à vacina”, destacou.

Também foram esclarecidas outras questões, como a  disposição dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que atualmente está com 100% de ocupação, bem como a cadeia de transmissão do vírus na cidade, a importância da conscientização da população, a relevância da testagem, o aumento do valor dos insumos e também a importância da criação de um ambulatório pós-covid.

Ao final do encontro ficou acordado que serão realizadas reuniões periódicas, de dois em dois meses, entre a Comissão de Saúde e o Conselho de Saúde, para assim o combate à pandemia na cidade seja fortalecido.

Anterior Câmara solicita reinstalação do SENAI em Ouro Preto