Câmara Municipal de Ouro Preto - Convite- Câmara Municipal celebra 226º aniversário de Bernardo Pereira de VasconcellosNa próxima sexta-feira (27), será celebrado o 226º aniversário de nascimento de Bernardo Pereira de Vasconcellos, patrono da Câmara Municipal de Ouro Preto.

Como parte da programação, às 16h será inaugurada a “Galeria de Ex-presidentes”. O objetivo é homenagear ex-presidentes que passaram pela Casa Legislativa.

Logo após, às 17h, será realizada a solenidade de entrega da comenda “Bernardo Pereira de Vasconcellos”. Criada através da Resolução Nº 09/1978, a comenda se destina a condecorar pessoas físicas ou jurídicas que tenham realizado trabalhos excepcionais para o desenvolvimento de Ouro Preto. Foram escolhidos cinco agraciados através de um Conselho composto por moradores de Ouro Preto e vereadores.

• Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto
• Associação dos Cavaleiros Mestre Nico
• Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto
• Dom Francisco Barroso Filho
• Paulo de Oliveira Camelo

O evento será restrito, apenas com a presença dos convidados e vereadores, e respeitará os protocolos de prevenção à COVID-19. A cerimônia de entrega das comendas será transmitida ao vivo pelo facebook e youtube da CMOP.

Bernardo Pereira de Vasconcellos

Bernardo Pereira de Vasconcellos foi jornalista, político (Deputado Federal por Minas Gerais, senador e Ministro de Estado). Nasceu em Ouro Preto em 27 de agosto de 1795 e morreu no Rio de Janeiro em 1850, aos 55 anos de idade, no exercício do mandato de Senador por Minas Gerais.

Em 1979, após o traslado de suas cinzas para o prédio na praça Tiradentes, a atual sede do Legislativo Municipal passou a ser denominada Casa da Câmara Bernardo Pereira de Vasconcelos.

Anterior Aprovado Projeto de Lei que institui o Dia Municipal da Mulher Negra “Efigênia Carabina”