Corpo de Bombeiros de Ouro Preto é homenageado durante Sessão Solene na Câmara

Câmara Municipal de Ouro Preto - Corpo de Bombeiros de Ouro Preto é homenageado durante Sessão Solene na CâmaraNa última quarta-feira (27), a Câmara de Vereadores de Ouro Preto realizou uma Sessão Solene para homenagear a 2ª Companhia de Bombeiros Militar, inaugurada no dia 30 de outubro de 1969 e que, em 2019, celebrou 50 anos.

O requerimento que solicitou a homenagem é de autoria do vereador Marquinho do Esporte (SD) e os edis Chiquinho de Assis (PV) e Paquinha (PMN) assinam como coautores do documento.

O tenente Rafael Braga Fortes, que representou a Corporação durante o evento, explicou que o Corpo de Bombeiros de Ouro Preto atua há 50 anos de forma ininterrupta no município. “A cidade é especial no Brasil e no mundo por causa da sua história, conservada até os dias de hoje. Isso é até um desafio grande para gente, principalmente em relação aos trabalhos de prevenção. Vimos os últimos acontecimentos no Brasil, como o Museu Nacional e, no mundo, com a igreja de Notre-Dame. A gente sabe que o melhor caminho é a prevenção, mas se vier a acontecer algum sinistro, como já aconteceu aqui, o Corpo de Bombeiros estará sempre atuante, pronto para atender”, disse.

O vereador Marquinho do Esporte agradeceu à Casa Legislativa por ter aceitado o pedido e destacou a importância de reconhecer o trabalho da Corporação. “É um momento muito importante no qual a 2ª Cia dos Bombeiros completa 50 anos no nosso município e estamos falando de uma das entidades mais respeitadas no mundo. Que tem uma credibilidade muito grande. Prova disso é a tragédia de Brumandinho porque até hoje eles estão trabalhando no local. E falando de Ouro Preto, uma cidade do século XVIII, com vários casarões antigos, então eles protegem o nosso patrimônio. Não poderíamos deixar passar essa data tão importante sem uma homenagem. Foi uma homenagem simples, mas de coração pelo belo trabalho que essa corporação vem desempenhando no nosso município”, disse.

O coronel-militar Antônio Miguel Ferreira, ex-comandante dos Bombeiros de Ouro Preto,  representou os militares reformados e destacou a alegria da Corporação em receber essa homenagem. “Chegamos a ficar emocionados por ter esse reconhecimento do povo de Ouro Preto através dos vereadores, principalmente porque faço parte dessa história. Eu passei por aqui e senti que Ouro Preto é uma cidade diferenciada e que merece uma atenção especial por parte da Corporação. E isso tem sido feito ao longo dos anos. O bombeiro hoje dispõe de um efetivo altamente qualificado, equipamentos modernos, viaturas compatíveis com a topografia dessa cidade. Defendi, na minha fala, esse alinhamento com as autoridades locais: legislativo e executivo. Tudo isso pensando numa proteção mais efetiva para cidade de Ouro Preto”, disse.

Para o vereador Chiquinho de Assis, coautor do projeto, “a cerimônia foi de agradecimento, sobretudo tendo como memória a figura do Genival Ramalho, prefeito que conquistou essa façanha para a nossa cidade que é a gente ter essa Corporação para proteger esse casario, esse tesouro do mundo que é Ouro Preto, Patrimônio da Humanidade. Fazer uma justa homenagem a essa instituição sempre presente na vida das pessoas. Os bombeiros são sempre aclamados em todos os lugares que chegam. As pessoas aplaudem porque sabem que eles trazem segurança e tranquilidade. E na Ouro Preto do século XXI, infelizmente estamos tendo um ápice nos casos de suicídio, o que é muito triste e os bombeiros vêm participando de forma eficaz e tendo muitos casos de sucesso com pessoas que vivem crise de suicídio. Então os bombeiros merecem nossos aplausos, merecem esse reconhecimento. São 50 anos de muita gratidão do povo de Ouro Preto”.

Anterior Legislativo ouro-pretano solicita melhorias para o município