Definidos vencedores do concurso de poesias “Personalidade Ouropretana”

Câmara Municipal de Ouro Preto - Definidos vencedores do concurso de poesias “Personalidade Ouropretana”

Definidos vencedores do concurso de poesias “Personalidade Ouropretana”

O projeto Vereador Estudante já escolheu os vencedores de seu Primeiro Concurso de Poesia. Com o tema “Personalidade Ouropretana”, o concurso levou às salas de aula das escolas do município as pessoas que marcaram a cidade no passado e no presente. O primeiro lugar ficou com o poema “Ó Bela Sinhá”, de autoria de Igor Vinícius Silva Paiva, 13 anos, aluno da 7ª série do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto. Igor será premiado com um computador. A poesia “Alma e Arte”, de Michele Ribeiro, 13 anos, aluna da 8ª série do Colégio Arquidiocesano, ficou com o segundo lugar. O prêmio é um MP3 player. O terceiro lugar ficou com o poema “Cidade e Personalidade”, de autoria de Regislaine Silva, 16 anos, aluna da 8ª série da Escola Municipal Padre Carmélio. Regislaine ganhará um micro-system. O Projeto Vereador Estudante também premiou a escola que mais se envolveu no Concurso de Poesias “Personalidade Ouropretana”: a Escola Municipal Monsenhor João Castilho Barbosa, que será premiada com uma câmera fotográfica digital. “O concurso de poesias do Vereador Estudante envolveu os alunos das escolas de Ouro Preto. A Câmara fica satisfeita em apoiar essa iniciativa e aplaude esses jovens pela participação” declarou o presidente do Legislativo, Vereador Maurílio Zacarias (PMDB).
Os vencedores do Concurso foram selecionados por uma comissão julgadora composta por Elizete Santos, representando a superintendência regional de ensino ; Deusiane Souza, representando a Secretaria de Educação; Murilo da Costa Santos, representando a Câmara Municipal e pela professora Hebe Rôla, que representou a Universidade Federal de Ouro Preto. A comissão avaliou todos os 568 poemas inscritos no concurso. “ Os critérios adotados pela comissão foram: adequação do texto ao tema, criatividade, originalidade e alguns elementos de linguística ortografia e concordância”, explicou Hebe Rôla. “Esses concursos são importantes para dar uma sacudida nas unidades escolares e no alunos. Gostaria de registrar que todos que chegaram a fase final são vencedores, pois escrever não é uma coisa simples, é uma tarefa das mais difíceis porque além de organizar o pensamento é preciso fazer um registro para que outros nos leiam”, disse.

No dia 8 de julho 48 alunos das 24 escolas de ensino fundamental de Ouro Preto eleitos vereadores estudantes para a Legislatura 2006-2007 tomam posse na Câmara Estudante em cerimônia no Cine Vila Rica. O projeto Vereador Estudante é realizado pela Câmara Municipal de Ouro Preto com o objetivo de incentivar a participação dos jovens na vida pública do município. O projeto conta com o apoio da Companhia Vale do Rio Doce, da Secretaria Municipal de Educação e da Superintendência Regional de Ensino. Confira o poema vencedor do concurso.

Publicado por: Assessoria de Comunicação em 22/06/2007

Anterior Presidente da OAB pede apoio da Câmara para transferência do Fórum do centro de Ouro Preto