Dia do Meio Ambiente foi tema de Tribuna Livre

Câmara Municipal de Ouro Preto - Dia do Meio Ambiente foi tema de Tribuna Livre

A presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Padre Faria, Gracinha, na Tribuna Livre

05/06/2014

Durante a reunião da Câmara realizada quinta-feira (05), a presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Padre Faria, Maria das Graças Carvalho “Gracinha” utilizou a Tribuna Livre para falar sobre o Dia do Meio Ambiente, comemorado dia 5 de junho.

Ela ressalta a importância da coleta seletiva no Município. “A comunidade tem que entender que o problema do lixo é de todos, porque se nós fazemos o consumo, nós temos que fazer a destinação correta desse material”, pontua Gracinha.

Através dos materiais recicláveis, a Associação cria diversos tipos de produtos, como vassouras de garrafas PET e bolsas confeccionadas com banners, além do óleo que é coletado e doado para uma empresa especializada que o transforma em biodiesel.

De acordo com o vereador Wander Albuquerque (PDT), Ouro Preto  é uma das cidades onde o lixo urbano gera grande despesa. “Lamentavelmente, temos um dos lixos mais caros do país. São cerca de um milhão de reais que a prefeitura gasta com o nosso lixo”, destaca o parlamentar.

O trabalho de reciclagem, além de reaproveitar materiais, faz com que o índice de lixo descartado nas ruas diminua. Os interessados em contribuir com materiais como latas, plásticos, papéis e ferros, podem doar à Associação de Catadores que está localizada à rua Desidério de Matos, s/nº, bairro Padre Faria.

Anterior CMDCA apresenta programa Jovem Aprendiz na Tribuna da Câmara Municipal