Dia Mundial da Saúde Mental é tema de Tribuna Livre

Câmara Municipal de Ouro Preto - Dia Mundial da Saúde Mental é tema de Tribuna LivreA equipe de Coordenação Colegiada de Saúde Mental do município participou da Tribuna Livre desta quinta-feira (08), durante a 48ª Reunião Ordinária de 2020, para falar sobre o Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado no próximo sábado, dia 10 de outubro.

Na oportunidade, a equipe fez o convite aos ouro-pretanos para a construção do 5º Fórum de Direitos Humanos e Saúde que será realizado em 2021, ano dos Direitos Humanos e Saúde Mental em Ouro Preto.

De acordo com o professor de Saúde Coletiva da Escola de Medicina da UFOP, Aisllan Assis, a Casa recebeu a equipe com todo acolhimento, respeito e reconhecimento da importância da saúde mental. “Foi apresentado o Projeto de Lei que torna o ano de 2021, o ano dos Direitos Humanos e da Saúde Mental em Ouro Preto (MG). Essa é uma importante iniciativa da Câmara Municipal e que marca, de forma histórica, o Dia Mundial da Saúde Mental e o trabalho da saúde mental no município. Agradecemos a oportunidade de participar da Tribuna e, que nesse momento difícil, possamos transformar a saúde mental, em uma expressão humana de cuidado e acolhimento para todos nós, vencendo o preconceito e construindo o cuidado em liberdade”, disse.

Aisllan reforçou o convite 5º Fórum de Direitos Humanos e Saúde e falar sobre 2021. “O evento, realizado pela Associação Brasileira da Saúde Mental, e que irá acontecer de 3 a 7 de setembro de 2021, vai reunir toda a saúde mental do Brasil e da América Latina. O evento está sendo construído em prol da defesa, do reconhecimento, da luta e, principalmente, da qualidade dos serviços de saúde mental para todos os cidadãos”, finalizou.

Também fizeram parte da Tribuna a coordenadora do Capsij de Ouro Preto, Christine Vianna Algarves Magalhães, a coordenadora do CAPS II Casa dos Artistas, Elisa Rios, e a coordenadora do Caps Álcool e outras drogas, Letícia Lima.

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Ouro Preto é dividido em três unidades, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h:

– Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil – Caps ij. Endereço: rua Dom Helvécio, 429, bairro Cabeças. Contato: (31) 3552 – 3165

– Centro de Atenção Psicossocial – Caps II. Endereço: rua Tomé Vasconcelos, 161, bairro Água Limpa. Contato: (31) 3559 – 3266.

– Drogas – Caps ad II. Endereço: rua Nossa Senhora do Parto, nº 50, bairro Padre Faria. Contato: (31) 3552 – 6317.

Anterior Câmara realiza Audiência de Prestação de Contas da Casa na próxima quarta-feira (26)