
Presidente da Câmara de Ouro Preto – Maurílio Zacarias – durante comemoração ao Dia do Idoso no Lar São Vicente de Paulo

Esta é a segunda vez que a Câmara comemora o Dia do Idoso no Lar

Grupo de Seresta do Clube da Melhor Idade Renascer animou o evento

Coordenadora do CAC, Mariana Andrade, falou sobre a iniciativa de realização do evento

Residentes do Lar Sao Vicente de Paulo cantando parabéns pelo Dia dos Idosos

Voluntárias pintaram as unhas de residentes do Lar

A atriz Luciana Pereira apresentou ‘O Pequeno Príncipe’

Voluntários fizeram cerca de 25 cortes de cabelo durante o evento

Coordenador do PAI, José Wellington Xavier, fala sobre a importância dos idosos

Autoridades da Câmara de Ouro Preto e do Lar São Vicente de Paulo comemoram com os idosos o seu dia
No último sábado (27), o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal de Ouro Preto e o Programa de Atendimento ao Idoso (PAI) realizaram um evento social no Lar São Vicente de Paulo, pelo segundo ano consecutivo, em comemoração ao Dia do Idoso – o qual é celebrado no município e nacionalmente no dia 1º de outubro.
A residente Geny Antunes, de 63 anos, que mora no Lar São Vicente de Paulo há um ano e um mês, aprovou a iniciativa. “Além de trazer ajuda, as pessoas trazem muita alegria”, afirma Geny que se emocionou ao som do Grupo de Seresta do Clube da Melhor Idade Renascer. “Sempre fiz muita seresta e eles trouxeram uma lembrança muito boa”, completa.
Foram oferecidos serviços de corte de cabelo e manicure; apresentação da esquete “O Pequeno Príncipe”, pela atriz Luciana Pereira, por meio da Prefeitura de Ouro Preto; além da apresentação do Grupo de Seresta. “É uma comemoração muito importante e a gente até se emociona ao ver as pessoas idosas assim, sorrindo e alegres, ainda que às vezes estejam com problemas sérios de saúde”, afirma o presidente da Câmara de Ouro Preto, vereador Maurílio Zacarias (PMDB) sobre a importância da valorização dos idosos.
A voluntária Denise Brandão participou como cabeleireira e revelou ser um trabalho gratificante. “É prazeroso saber que a gente pode ajudar aquele que está necessitado, mas ganhamos mais do que eles”, avalia a esteticista autônoma. A integrante do Parlamento Jovem de Ouro Preto 2012, Nataline Martins, também participou do evento social. “Eu ajudei a dar almoço aos idosos e a pintar as unhas. Foi uma iniciativa muito boa da Câmara em desenvolver essa ação”, avaliou.
O Lar São Vicente de Paulo conta atualmente com 70 internos, sendo cerca de 50% dos idosos acamados ou cadeirantes, e 46 funcionários. “O evento é muito gratificante para os nossos queridos idosos. Tanto o dia de lazer, a convivência com a comunidade, e também a alegria das pessoas que participam”, afirma o presidente do Lar São Vicente de Paulo, Geraldo Ildefonso Sales.
O evento atende à Lei Municipal nº 44/99, que institui o Dia Municipal do Idoso, e à Lei Municipal nº 230/2006, que dispõe sobre a Política Municipal do Idoso. Segundo artigos dessas leis, órgãos públicos municipais, como a Câmara, devem realizar atos para valorizar e ressaltar o trabalho e a relevância dos idosos para Ouro Preto. “Temos que ter bom senso e fazer um pouco mais do que o que estabelece as leis, pois o carinho e o respeito pelos idosos, deve existir acima de tudo”, pontuou o coordenador do PAI, José Wellington Xavier.