Distrito de Engenheiro Corrêa recebe segunda edição da Câmara Itinerante

Câmara Municipal de Ouro Preto - Distrito de Engenheiro Corrêa recebe segunda edição da Câmara ItineranteNesta terça-feira (29), o distrito de Engenheiro Corrêa recebeu a segunda edição da Câmara Itinerante.

O programa visa levar diversas atividades sociais e serviços realizados pelo Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) e por parceiros da iniciativa, fomentando a cidadania e a participação popular em todos os distritos do município.

Nesta edição, foram ofertadas área de lazer infantil, atendimentos socioassistenciais, alistamento militar, atendimentos de saúde, confecção de carteiras de identidade, CPF, carteira de trabalho e títulos de eleitor, atendimento da Delegacia da Mulher e palestras educativas.

O vereador Naércio Ferreira (Republicanos), falou sobre a retomada do projeto e comentou sobre a importância que a Câmara Itinerante possui para os distritos. “ Os serviços que são ofertados por este projeto são serviços que trazem direito e acolhimento.Essa escuta qualificada, essa aproximação, esse diálogo frente a frente com os moradores faz com que a gente possa sentir as necessidades e pontuar os documentos para que juntos possamos cobrar as melhorias necessárias”, disse.

Segundo Riosney Custódio, engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura, a Câmara Itinerante é muito importante para aproximação do Executivo com a comunidade, uma vez que a população dos distritos tem pouco contato com as Secretarias. “As comunidades mais distantes não têm essa aproximação com as Secretarias, então a Câmara Itinerante busca aproximar o produtor e a prefeitura, para que eles saibam os direitos que têm, os programas que podem participar e as oportunidades que são oferecidas”, apontou.

Para Celeida Martins, delegada da Polícia Civil, responsável pela Delegacia de Defesa da Mulher (DEAM),  através da  Câmara Itinerante é possível que a população possa usufruir de mais direitos. “Essa iniciativa busca aproximar a Polícia Civil e a sociedade, e oferecer nossos serviços para a população mais afastada da sede. Então, estamos aqui para oferecer nossos serviços: a confecção de boletins de ocorrência, a formalização de pedidos de medida protetiva e orientação em geral”, ressaltou.

De acordo com Tatiana Gomes, coordenadora da Escola José Estevam Braga, a ação da Câmara Municipal só engrandece o distrito, tanto através dos serviços ofertados, como por meio do estímulo à participação popular durante a Reunião Ordinária. “Eu sou apaixonada por Engenheiro Corrêa, então tudo que vem para somar, a escola está de portas abertas. E é enriquecedor esse momento!”, destacou.

Reunião Ordinária

Durante o evento, a 16ª Reunião Ordinária de 2022 ocorreu no local. Dessa forma, diversos documentos sobre Engenheiro Corrêa foram aprovados pelos parlamentares.

A Indicação Nº90/2022, de autoria da vereadora Lilian França (PDT) e encaminhada ao Prefeito Municipal, em cópia ao departamento de limpeza urbana, solicita a instalação de mais lixeiras em Engenheiro Corrêa.

A Indicação Nº91/2022, de autoria do vereador Renato Zoroastro (MDB), e encaminhada a Secretaria Municipal de Educação, com cópia para a Gestora do Contrato, solicita a ampliação da rota relativa ao transporte escolar, para poder atender os alunos e professores da Escola Municipal José Estevam Braga no distrito de Engenheiro Corrêa.

Também de autoria do vereador Renato Zoroastro, a Representação Nº85/2022, solicita envio do presente documento ao Exmo. Sr. Deputado João Leite para implantação de uma academia ao ar livre no distrito de Engenheiro Corrêa.

A Representação Nº84/2022, também de autoria da vereadora Lilian França, solicita envio do presente documento à ANATEL, no sentido de cobrar melhorias acerca do serviço de telefonia em Engenheiro Corrêa.

O Requerimento Nº78/2022, de autoria do vereador Kuruzu (PT), requer uma Audiência Pública para debater a abrangência dos programas sociais: Aluguel Social, Bolsa Moradia e as perspectivas para a construção de Unidades Habitacionais de Interesse Social em Ouro Preto.

O Requerimento Nº81/2022, de autoria do vereador Vantuir Silva (PSDB), requer informações sobre as tratativas entre o município, Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER) e a Gerdau, em relação ao asfaltamento da MG-440, no trecho que liga o distrito de Santo Antônio do Leite, ao distrito de Engenheiro Corrêa.

O Requerimento Nº79/2022, de autoria da vereadora Lilian França, requer informações acerca da obra realizada na Agência dos Correios, em Engenheiro Corrêa.

E o Requerimento Nº80/2022, de autoria do vereador Renato Zoroastro e encaminhado á Village Administração e Serviços com cópia para a Secretaria de Planejamento e Gestão, solicita a verificação da possibilidade de contratação de mais um funcionário ou pagamento de hora extra para os servidores da escola José Estevam Braga, haja vista a necessidade de uma pessoa para abrir a escola para as atividades esportivas e sociais que são realizadas fora do período de funcionamento.

FOTOS: https://photos.app.goo.gl/2Urc5AGXqAguZxwJ9

Anterior CONVITE- 5ª Audiência Pública de 2022