Distrito de Glaura recebe quarta edição da Câmara Itinerante

Glaura Recebe Câmara Itinerante

Distrito de Glaura recebe quarta edição da Câmara Itinerante

Nesta terça-feira (27), o distrito de Glaura recebeu a quarta edição da Câmara Itinerante. Na ocasião, a população local teve acesso a diversos serviços gratuitos e ainda puderam participar da Reunião Ordinária e apresentar demandas aos vereadores.

Nesta edição, foram ofertadas área de lazer infantil, atendimentos socioassistenciais, alistamento militar, atendimentos de saúde, confecção de carteiras de identidade, carteira de trabalho e títulos de eleitor, atendimento da Delegacia da Mulher, corte de cabelo, design de sobrancelhas, doação de perucas e lenços para pessoas em tratamento oncológico, atendimentos a deficientes e palestras educativas.

O aluno de ciências biológicas UFOP, Iago Hashimoto, participou do evento explicando para a população sobre a conscientização em relação aos mosquitos transmissores das doenças dengue, zika, chikungunya e febre amarela. “O projeto  de extensão tem como função conscientizar e trazer para a população o conhecimento de como combater os vetores em cada etapa do seu ciclo evolutivo”, explicou.

O presidente da Associação de Moradores de Glaura, Éder Zacarias, falou sobre a importância da retomada da Câmara Itinerante para a comunidade, uma vez que o projeto permite um maior contato dos vereadores com a população. “A Câmara Itinerante é a oportunidade que a comunidade tem de conhecer os vereadores, e os vereadores de conhecerem a comunidade, além de conhecer as demandas e tentar resolver”, destacou.

Para a diretora da Escola Municipal Benedito Xavier, Andrea Diva da Silva, os serviços prestados pelo projeto são essenciais para auxiliar a população que vive afastada da sede. “Muitas pessoas da nossa comunidade não têm acesso, não conseguem ir até Ouro Preto para ter acesso à serviços sociais. Então, esse é um dia que toda a comunidade escolar sempre aguarda”, disse.

O vereador Vantuir Silva (PSDB), parlamentar atuante em Glaura, também falou sobre a aproximação que a Câmara Itinerante traz para a população, ressaltando a captação de demandas a partir da Tribuna Livre realizada durante a Reunião Ordinária no local. ”Hoje a pauta é voltada aqui pra Glaura, onde daremos abertura para a população usar a fala e trazer suas demandas. Hoje é a oportunidade também da gente mostrar as demandas daqui da região que foram levadas para o Executivo”, apontou.

Reunião Ordinária

Durante o evento, a 22ª Reunião Ordinária de 2022 ocorreu no local. Dessa forma, diversos documentos sobre Glaura foram aprovados pelos parlamentares:

Indicação Nº 129/2022, de autoria do vereador Alex Brito (Cidadania) e  encaminhada ao Prefeito Municipal e a Secretaria de Obras e Urbanismo, solicita melhorias para a Rua Francisco Zacarias.

Indicação Nº 130/2022, de autoria do presidente da Casa Legislativa, vereador Luiz Gonzaga do Morro (PL), e encaminhada ao Prefeito Municipal, solicita asfaltamento do campo de Glaura até Soares.

No mesmo sentido, o Requerimento Nº 116/2022, de autoria do vereador Matheus Pacheco (PV) e encaminhado à prefeitura municipal, solicita informações quanto às ações de melhorias nas estradas que dão acesso à localidade de Soares, em relação a obras de calçamento e asfaltamento.

Indicação Nº 131/2022, de autoria do vereador Alessandro Sandrinho (Republicanos), solicita que a secretaria municipal competente instale uma academia ao ar livre no distrito.

A Indicação Nº 132/2022, de autoria da vereadora Lilian França (PDT) e encaminhada ao Prefeito Municipal, solicita isenção de encargos municipais e IPTU para corporações musicais.

Representação Nº 113/2022, de autoria do vereador Vantuir Silva, solicita que o IPHAN informe se as ruas Augusto Cezar da Cruz e Ricardo F Xavier, ambas no distrito de Glaura, são protegidas pelo Patrimônio.

Representação Nº 114/2022, também de autoria da vereadora Lilian França  e enviada ao Executivo Municipal, solicita informações sobre os transportes públicos em Glaura.

E o Requerimento Nº 117/2022, de autoria do vereador Naércio Ferreira (Republicanos) e encaminhado ao Prefeito Municipal e ao Secretário de Obras e Urbanismo, solicita informações sobre a reforma completa do posto dos correios no distrito de Glaura.

Veja algumas fotos

Anterior Distrito de Glaura recebe quarta edição da Câmara Itinerante