LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

Distrito de Santo Antônio do Salto recebe Câmara Itinerante marcando o retorno do programa

Distrito de Santo Antônio do Salto recebe Câmara Itinerante marcando o retorno do programa

Câmara Municipal de Ouro Preto - Distrito de Santo Antônio do Salto recebe Câmara Itinerante marcando o retorno do programaEsta terça-feira (15) foi marcada pelo retorno da Câmara Itinerante, após três anos sem ser realizada. O primeiro distrito a ser atendido pelo programa foi Santo Antônio do Salto.

A Câmara Itinerante visa levar diversas atividades sociais e serviços realizados pelo Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) e por parceiros da iniciativa, fomentando a cidadania e a participação popular em todos os distritos do município.

Nesta edição, foram ofertadas área de lazer infantil, serviços do Procon, atendimentos socioassistenciais, alistamento militar, atendimentos de saúde, confecção de carteiras de identidade, CPF, carteira de trabalho e títulos de eleitor, corte de cabelo e palestras educativas.

O presidente da Casa Legislativa, vereador Luiz Gonzaga do Morro (PL), esteve presente e falou sobre a retomada do programa, ressaltando a importância da iniciativa para a população. “Essa retomada das Câmaras Itinerantes era uma das metas da Mesa Diretora que agora, finalmente, está se tornando realidade. Esse programa traz muitos benefícios para a comunidade, como a confecção de documentos e os serviços sociais promovidos através de parcerias. Além disso, nós ouvimos diretamente a população ao realizar a Reunião Ordinária no distrito. Dessa forma, ficamos muito mais atentos às demandas”, apontou.

O vereador Luciano Barbosa (MDB), parlamentar atuante em Santo Antônio do Salto, também enfatizou a importância social do programa. “Estou muito feliz pela retomada do programa ser aqui neste distrito pelo qual tenho tanto carinho. É muito importante essa ação da Câmara, porque ela encurta vários serviços que são ofertados pela Casa Legislativa, além de aproximar a população dos vereadores”, disse.

Uma das parceiras da Câmara Itinerante é a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Segundo a representante da instituição e mestranda, Eloá Leão, o trabalho da Câmara Itinerante junto à Universidade, aproxima esta da população dos distritos. “A UFOP participou dessa atividade junto da Câmara Municipal justamente para aproximar a Universidade das comunidades. A gente precisa tirar esse abismo que tem entre a Universidade e as comunidades. É muito importante a gente ter essa parceria para poder levar os projetos de extensão e todas as pesquisas que fazemos dentro da universidade para fora desses muros”, destacou.

Para Magda Moutinho, moradora de Santo Antônio do Salto e cabeleireira parceira da Câmara Itinerante, participar do projeto é um ato muito gratificante. “Ajudar as pessoas com esse incentivo, fazendo nosso trabalho, é muito gratificante. Muitas mulheres me procuram querendo melhorar a autoestima, para mudar o visual. Essa iniciativa da Câmara ajuda muito as pessoas daqui do Salto”, ressaltou.

De acordo Edson Pablo, representante da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a atuação da Secretaria junto à Câmara Itinerante é muito importante para promover o lazer nas comunidades, principalmente no estímulo às atividades físicas infantis. “Estamos aqui hoje apoiando essa importante iniciativa da Câmara Municipal trazendo um pouco de lazer nesta manhã. Estamos com vários estagiários e professores, trouxemos pipoca e algodão doce para a alegria das crianças”, enfatizou.

Segundo Driele Xavier, moradora de Santo Antônio do Salto, a Câmara Itinerante é um canal muito importante para a participação da juventude dos distritos. “A população daqui, os jovens principalmente, tem pouco acesso à sede, então trazer a Câmara para cá facilita a vida de todo mundo. E a Reunião Ordinária realizada aqui é uma oportunidade para termos a nossa voz, de ter o canal e estar conversando diretamente com os vereadores”, frisou.

Reunião Ordinária

Durante o evento, a 12ª Reunião Ordinária de 2022 ocorreu no local. Dessa forma, diversos documentos sobre Santo Antônio do Salto foram aprovados pelos parlamentares.

A Indicação Nº 70/2022, de autoria do vereador Júlio Gori (PSC), solicita a  realização da pavimentação contemplando o sistema de drenagem e sinalização da estrada da Serrinha, via de acesso entre os distritos de Santo Antônio do Salto e o distrito de Lavras Novas.

A Representação Nº 69/2022, de autoria do vereador Matheus Pacheco (PV),  solicita que Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER) realize a execução de obras de intervenção na MG-129 na altura dos distritos de Lavras Novas, Santa Rita, Salto e outras localidades.

O Requerimento Nº 62/2022, de autoria do vereador Luiz Gonzaga do Morro (PL), requer informações acerca da obra de asfaltamento da estrada principal do distrito de Santo Antônio do Salto.

A Indicação Nº 68/2022, de autoria do vereador Alessandro Sandrinho (Republicanos), solicita que a Secretaria Municipal competente realize melhorias entre as estradas de Chapada e Santo Antônio do Salto.

No mesmo sentido, a Indicação Nº 72/2022, de autoria do vereador Luciano Barbosa (MDB), também solicita ao prefeito municipal e à Secretaria competente melhorias para a estrada do distrito de Santo Antônio do Salto.

A Indicação Nº 71/2022, de autoria do vereador Zé do Binga (PV), encaminhada ao prefeito municipal e ao Secretário de Saúde, solicita que seja feito, com máxima urgência, um mutirão de exames de mamografia itinerante na rede municipal de saúde do município e que sejam colocados kit de emergência no Posto de Saúde do distrito de Santo Antônio do Salto de modo a apoiar a farmácia do distrito.

A Representação Nº 67/2022, de autoria do vereador Mercinho (MDB), solicita que a empresa Maynart Energética estude a possibilidade de substituir o canal da usina localizada no Distrito de Santo Antônio do Salto por dutos de água subterrâneos.

Ainda sobre a Maynart Energética, o vereador Geovanni Mapa (PDT), através da Representação Nº 70/2022, solicita que a empresa informes acerca da existência ou não de ações de atendimento às famílias atingidas pela abertura da comporta, sobre a possibilidade da empresa investir em projetos, e para quando está previsto as melhorias no canal, além do  retorno das atividades da companhia.

E o Requerimento Nº 71/2021, também de autoria do vereador Mercinho, requer informações acerca do transporte dos professores da Escola Municipal Aleijadinho.

Cronograma

  • Engenheiro Correia – 29/03
  • São Bartolomeu – 12/04
  • Glaura – 26/04
  • Antônio Pereira – 10/05
  • Amarantina – 31/05
  • Lavras Novas – 21/06
  • Cachoeira do Campo – 12/07
  • Rodrigo Silva – 16/08
  • Santa Rita – 27/09
  • Miguel Burnier – 18/10
  • Santo Antônio do Leite – 08/11

 

Anterior Primeira Câmara Itinerante de 2022 acontece nesta terça-feira em Santo Antônio do Salto

Deixe O Seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.