Distrito de São Bartolomeu recebe terceira edição da Câmara Itinerante

Distrito de São Bartolomeu recebe terceira edição da Câmara Itinerante

Câmara Municipal de Ouro Preto - Distrito de São Bartolomeu recebe terceira edição da Câmara ItineranteNesta terça-feira (12), o distrito de São Bartolomeu recebeu a terceira edição da Câmara Itinerante. Na ocasião, a população local teve acesso a diversos serviços gratuitos e ainda puderam participar da Reunião Ordinária e apresentar demandas aos vereadores.

Nesta edição, foram ofertadas área de lazer infantil, atendimentos socioassistenciais, alistamento militar, atendimentos de saúde, confecção de carteiras de identidade, carteira de trabalho e títulos de eleitor, atendimento da Delegacia da Mulher, corte de cabelo, design de sobrancelhas, doação de perucas e lenços para pessoas em tratamento oncológico, atendimentos a deficientes e palestras educativas.

O vereador Júlio Gori (PSC) falou sobre a retomada do programa após a pandemia, ressaltando a importância da Câmara Itinerante para os distritos. “Esse é um momento único que todos os distritos vão ter durante o ano. A Câmara Itinerante aproxima o vereador, para pegar a demanda, para ouvir a população e cobrar do Executivo as melhorias tão necessárias nos distritos”, apontou.

A doutoranda do curso de Ciências Biológicas da UFOP, Daiane Braga, participou do evento explicando para a comunidade sobre o seu projeto de pesquisa envolvendo as folhas de goiabeira, fruto abundante em São Bartolomeu, cujas propriedades ajudam a combater a hipertensão. “As folhas de goiabeira foram coletadas aqui, então estamos trazendo um feedback positivo para a comunidade do que estamos fazendo com os recursos naturais da região”, explicou.

Segundo Norma Caldeira, Assistente Social do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Cachoeira do Campo, a atuação do CRAS na Câmara Itinerante, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, é muito importante para que os serviços sejam levados para comunidades mais afastadas dos pólos de atendimento. “Nossa participação na Câmara Itinerante é importante porque aumenta nossa área de abrangência. É uma oportunidade para nos aproximarmos da comunidade e trazer nossos serviços”, disse.

Pia Guerra, coordenadora da Escola de São Bartolomeu e da Associação dos Doceiros e Agricultores Familiares do distrito, também falou sobre a importância da Câmara Itinerante para os distritos de Ouro Preto.“ Essa iniciativa é fantástica, o povo acolhe bem, muita gente procura. É uma oportunidade única para os distritos”, ressaltou.

Reunião Ordinária
Durante o evento, a 20ª Reunião Ordinária de 2022 ocorreu no local. Dessa forma, diversos documentos sobre São Bartolomeu foram aprovados pelos parlamentares:

A Indicação N º114/2022 , de autoria do vereador Luiz Gonzaga de Oliveira (PL), e encaminhada ao Prefeito Municipal, solicita o asfaltamento da estrada que liga o trevo de Ouro Preto até o Distrito de São Bartolomeu, no sentido Pedra de Amolar.

A Indicação Nº 118/2022, de autoria do vereador Júlio Gori, solicita a reestruturação do calçamento da rua nas proximidades da Pousada São Bartolomeu e Pousada Ana Leonel.

A Representação Nº 105/2022, de autoria da vereadora Lilian França (PDT), e encaminhada à Saneouro, solicita informações acerca da preservação das nascentes em São Bartolomeu

O Requerimento Nº 103/2022, também de autoria da vereadora Lilian França, requer informações a respeito dos médicos que atendem em São Bartolomeu.

E o Requerimento Nº 104/2022 , de autoria do vereador Júlio Gori, requer reforma da Igreja Matriz do Distrito de São Bartolomeu.

FOTOS: https://photos.app.goo.gl/9PsVqZ5KGa4RHqvL8

Anterior CONVITE- 7ª Audiência Pública de 2022

Deixe O Seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.