“É preciso preparar Ouro Preto para a Copa de 2014”, assegura participantes de Audiência Pública na Câmara

Crédito: Guilherme Dardanhan - ALMGO Plenário da Câmara Municipal de Ouro Preto sediou mais uma Audiência Pública de grande interesse para a comunidade ouro-pretana, nessa quinta-feira (6). A reunião debateu as potencialidades turísticas de Ouro Preto e região para a Copa do Mundo de 2014. Essa é uma realização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), solicitada pelo deputado  Alencar da Silveira Jr. (PDT), presidente Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo do Legislativo estadual.

De acordo com Alencar da Silveira Jr., a Audiência Pública foi realizada em Ouro Preto a pedido do presidente da Câmara, vereador Júlio Pimenta (PPS), com vistas a discutir formas de planejar o município para receber o grande volume de turistas que provavelmente visitarão a cidade durante o maior evento esportivo do mundo. “Nós estamos observando  o potencial turístico de toda Minas Gerais, porque  é preciso pensar não somente durante a Copa do Mundo, mas também nos resultados que podem ser obtidos depois do campeonato. Por isso, vamos buscar trazer uma linha de crédito para ajudar todos os empresários a implementar melhorias na rede hoteleira do município, por exemplo”, salientou.

“Nós sabemos da grande importância da Copa do Mundo de 2014 para Ouro Preto com a visibilidade que um evento desse porte traz para a cidade, não só durante os jogos. Isso vai fomentar o turismo e gerar empregos. Contudo, nós temos que nos planejar em relação ao acesso à cidade,  à segurança pública e à infraestrutura para preparar a nossa comunidade para receber esses turistas e inserir Ouro Preto no cenário do turismo mundial”, afirmou o presidente da Câmara de Ouro Preto, Júlio Pimenta.

Vereadora Regina Braga durante a Audiência Pública - crédito: Ascom - CMOPPara a vereadora Regina Braga (PSDB), o município deve passar por uma grande reestruturação a fim de recepcionar a gama de visitantes que serão atraídos pelo evento ou mesmo alguma delegação de algum país participante da Copa do Mundo de 2014. “É preciso ter grandes investimentos na questão do saneamento básico, da falta de água, da limpeza pública, da manutenção, dos calçamentos e do trânsito. A infraestrutura esportiva não é boa, a gente só tem um estádio que necessita ser preparado para isso, além de serem construídos outros complexos esportivos. Enfim, é imprescindível a capacitação de mão-de-obra para receber esses turistas estrangeiros”, completa Regina Braga.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Chiquinho de Assis, adiantou que a prefeitura está empenhada em realizar um forte trabalho para atrair pessoas e promover Ouro Preto como um grande e belo destino turístico. “Para a Copa do Mundo é muito difícil para o poder público sozinho ter uma visão abrangente e criar políticas para esse fim específico. Então, nós estamos buscando articular ações junto à sociedade, através de comitês estratégicos com a participação de diversas instituições para que a gente possa montar uma estratégia firme, forte e estruturada para a Copa de 2014”, garantiu.

Os vereadores Júlio Pimenta e Regina Braga destacaram o balanço positivo da Audiência Pública, com debates que versaram sobre as principais demandas do município no tocante às suas potencialidades turísticas no cenário mundial. É importante ressaltar que é preciso a união de esforços entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade para alcançar êxito no aperfeiçoamento do aparato turístico do município.

Anterior Hoje tem Câmara Cine no Caem