Em três meses de trabalho CAC-Móvel expede 278 identidades nos distritos

Câmara Municipal de Ouro Preto - Em três meses de trabalho CAC-Móvel expede 278 identidades nos distritos

Em três meses de atividade este ano o CAC-Móvel – unidade itinerante do Centro de Atendimento ao Cidadão da Câmara de Ouro Preto – expediu 278 carteiras de identidade em distritos e localidades do município. O CAC-Móvel iniciou suas atividades para 2007 em março com um calendário onde, a cada mês, pelo menos 12 comunidades fora da sede do município são visitadas. Até agora foram 32 visitas e em cada uma são expedidos até 15 documentos. O serviço de expedição de carteiras de identidade foi estabelecido por uma parceria entre a Câmara e a Polícia Civil há um ano. Inicialmente restrito à sede do município – onde funciona o Posto de Identificação do CAC – o serviço foi logo expandido para os distritos. “A Mesa-Diretora apoia essa iniciativa porque sabe como é difícil para a população da zona rural se deslocar até a sede do município. Por exemplo: a pessoa já precisa vir para fazer a foto, depois precisaria voltar para pegar a foto, para fazer a identidade e para buscar a identidade. Isso sem contar com os gastos que é preciso fazer”, afirma o presidente da Câmara, Maurílio Zacarias. “O fato de o atendimento do CAC-Móvel acontecer em locais estratégicos como escolas e sedes de associações comunitárias também ajuda. Nas escolas, por exemplo, muitos alunos já fazem sua identidade. Acredito que o atendimento nos distritos beneficia os jovens que, muitas vezes precisam e não conseguem tirar uma carteira de identidade”, explica Maurílio Zacarias.

Este era o caso de Eliana da Costa, 22, moradora da localidade de Serra do Siqueira que aproveitou a visita do CAC-Móvel para tirar sua primeira carteira de identidade. “A identidade é importante na hora de procurar um emprego, para viajar. E para quem mora nos distritos, muitas vezes é difícil conseguir o documento, por isso acho importante que a carteira seja tirada mais perto de nós”, conta. Em 2007, além da Serra do Siqueira, o CAC-Móvel também esteve nas localidades de Mota e Bandeira. A demanda pelo documento em Bandeira, por exemplo, foi significativa: 32 moradores da localidade garantiram uma identidade através do serviço implantado pela parceria entre a Câmara e a Polícia Civil.

Junho

No mês de junho o CAC-Móvel visitará 11 distritos. O atendimento começa sempre a partir das 13 horas. Os interessados em tirar uma carteira de identidade devem apresentar os seguintes documentos à equipe do CAC-Móvel: duas fotos 3X4 ( as fotografias têm que ser recentes e a pessoa fotografada não pode estar usando camisa branca); certidão original de nascimento ou de casamento; comprovante de pagamento do DAE(Documento de Arrecadação Estadual). O formulário para o pagamento do DAE pode ser adquirido em papelarias. Depois de preenchido o pagamento pode ser efetuado em agências do Banco do Brasil, Itaú ou Bradesco.

Confira a programação do CAC-Móvel para junho

dia 5 – Santo Antônio do Salto
dia 6 – Lavras Novas